MARKETING DE RELACIONAMENTO E O PÓS-VENDA NO PROCESSO DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

Autores/as

  • Thais Barros de Souza Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa - CINTEP
  • Luiz Carlos Siviero Farias Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa - CINTEP
  • Carlos Rafael Bogdezevicius Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa - CINTEP

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v7i9.835

Palabras clave:

Marketing de Relacionamento, Pós-venda, Fidelização, Comportamento do Consumidor

Resumen

O objetivo desse estudo foi compreender, teoricamente, como o marketing de relacionamento e o pós-venda podem contribuir para o processo de fidelização do cliente. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, básica, exploratória e qualitativa. Dessa forma, apresenta a evolução do marketing desde a Revolução Industrial e sua transformação até o marketing de relacionamento, discorrendo sobre o comportamento do consumidor e o processo de pós-venda. Ao fim, evidencia-se sua grande relevância do marketing de relacionamento e o mecanismo de pós-venda como ações estratégicas necessárias às organizações que desejam ofertar valor agregado e permanecerem competitivas.

 

 

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Publicado

2018-11-18

Cómo citar

de Souza, T. B., Farias, L. C. S., & Bogdezevicius, C. R. (2018). MARKETING DE RELACIONAMENTO E O PÓS-VENDA NO PROCESSO DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES. Revista Psicologia & Saberes, 7(9), 60–77. https://doi.org/10.3333/ps.v7i9.835