A PSICOLOGIA EDUCACIONAL DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA APLICADA A PROGRAMAÇÃO ESCOLAR

Autores/as

  • Antonio José Ornellas Farias Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v7i8.772

Palabras clave:

Psicologia Educacional, Aprendizagem Significativa, Programação Escolar.

Resumen

A aprendizagem segundo o ponto de vista cognitivista significa organização e integração do material de ensino na estrutura cognitiva, que se define como um complexo organizado de idéias na mente do indivíduo. A compreensão de uma nova informação utilizada na solução de um problema depende da amplitude com que se disponibilizam conteúdos que servem como elementos de base (leis, definições e relações conceituais, linguagem, procedimentos e atitudes). A teoria da aprendizagem significativa iniciada por Ausubel, no curso da sua história em razão de sua aceitação de suas idéias, vem sendo incorporada em diferentes áreas da educação básica em todo o mundo. A aprendizagem significativa em seus fundamentos alerta para a necessidade dos alunos adquiram uma predisposição e uma preparação cognitiva em conhecimentos relevantes que sirvam de base à assimilação de novos conhecimentos. O objetivo deste trabalho de revisão literária é mostrar como os principais fundamentos utilizados dessa teoria, diante de seu pragmatismo em elementos psico-pedagógicos, podem ser utilizados no dia a dia da sala de aula, na abordagem ao conteúdo da programação escolar. Ao final do trabalho mostraremos como elaboramos uma programação sobre a geração de energia elétrica para o ensino médio escolar a luz de uma sequência didática fundamentada na aprendizagem significativa.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AUSUBEL, D., NOVAK, J.D. y HANESIAN, H. (1978). Educational Psychology. A cognitive view.2a. ed. Nueva York: Holt, Rinehart and Winston. Trad. Cast. De Sandoval, M. 1983. Psicología educativa. Mexico DF: Trilhas.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D. & HANESIAN, H. (1980).Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana. Tradução para o português do original Educational psychology: a cognitive view. 625 p.

AUSUBEL, D. P., NOVAK, J. D.& HANESIAN, H. (1983). Psicología educativa:

un punto de vista cognoscitivo. México: Editorial Trillas. Tradução para o espanhol

do original Educational psychology: a cognitive view. 623 p.

GRECA, I. M.; MOREIRA, M. A.(2000). Conceptos: naturaleza y adquisición. Programa Internacional de Dctorado en Enseñanza de las Ciencias. Universidad de Burgos, España; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Texto de Apoyo nº 11; 85 p.

NOVAK, J.D. (1991) Ayudar a los alumnos a aprender cómo aprender. La opinión de un profesor-investigador. Todas as 4 versões Enseñanza de las Ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, Any: 1991 Vol.: 9 Núm.: 3. [raco.cat] [PDF].

MOREIRA, M.A; MASINI, E.A.F.S. (1982). Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes.

MOREIRA, M. A. (1999). Aprendizagem significativa. Brasília: Editora da UnB. 129 p.

MOREIRA, M. A. E SPERLING, C. S. (2009). Mapas Conceptuales y Aprendizaje Significativo: ¿una correlación necesaria? Experiências em Ensino de Ciências –V4(3), pp. 91-100. [if.ufrgs.br].

ORNELLAS FARIAS, A. J. (2012).Aprendizaje Significativo del Concepto de Energía, a partir de una Acción Integrada Escuela-Museo. Una Experiencia para la Alfabetización Científica en la Escuela vía Interacción con la Exposición Experimental de la Usina Ciencia. España. 2012. Tesis Doctoral - Universidad de Burgos.

Publicado

2018-07-09

Cómo citar

Ornellas Farias, A. J. (2018). A PSICOLOGIA EDUCACIONAL DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA APLICADA A PROGRAMAÇÃO ESCOLAR. Revista Psicologia & Saberes, 7(8), 20–40. https://doi.org/10.3333/ps.v7i8.772