UNIFICAÇÃO NEWTONIANA À LUZ DE UMA RECONSTRUÇÃO RACIONAL SOB VIÉS EPISTEMOLÓGICO

Autores/as

  • Jenner Barreto Bastos Filho Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v7i8.771

Palabras clave:

Unificação Newtoniana, Revolução Científica, Galileu, Kepler, Newton.

Resumen

Argumento aqui que o complexo processo histórico que redundou na unificação newtoniana pode ser compreendido por meio de uma reconstrução racional com viés epistemológico e que esta opção é salutar em situações de ensino de ciências pelo fato de suscitar inúmeros problemas. Esta opção pedagógica não exclui outras opções. Deste modo, uma abordagem do gênero provê meios para o enfrentamento de várias tensões que se apresentam por ocasião da introdução da história e da filosofia da ciência no seio do ensino de ciências, notadamente no seio do ensino de física. Argumento, outrossim, que reconstruções racionais sob um viés epistemológico favorecem o exercício da autonomia intelectual tanto do professor quanto de seus estudantes devido à permanente solicitação exigida em prol da produção de significados.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BASTOS FILHO, J. B., 'A unificação de Newton da física de Galileu com a astronomia de Kepler à luz da crítica Popperiana à indução', Rev. Bras. Ens. Fís. vol. 17 n0 3, setembro de 1995, p. 233-242. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol17a28.pdf

BASTOS FILHO, J. B. 'A História da Ciência e a Filosofia da Ciência aju¬dam, atrapalham, ou são irrelevantes para o Ensino de Física?' Norte Ciência, v. 2, n. 2, p. 111-125, 2011. Disponível em: http://aparaciencias.org/vol-2.2/15_Jenner_p.111-125.pdf .

BASTOS FILHO, J. B. Qual História e qual Filosofia da Ciência são capazes de melhorar o Ensino de Física? In: Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino, Peduzzi, L. O. Q; Martins, A. F. P.; Hidalgo Ferreira, J. M. (Orgs.) , Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN), Natal, 2012, cap. 3, p. 65-83, disponível em http://ppgect.ufsc.br/files/2012/11/Temas-de-Historia-e-Filosofia-da-Ciencia-no-Ensino1.pdf

BASTOS FILHO, J. B. 'Reconstruções Racionais de Episódios da História da Ciência sob um viés epistemológico: Fundamentação' In: Roberto, o Amigo: Roberto Moreira e a história e filosofia da ciência Livro em homenagem ao Prof. Roberto Moreira Xavier de Araújo por ocasião de seus 80 anos, Org. Francisco Caruso, São Paulo: Livraria da Física, p. 75-115, 2017a

BASTOS FILHO,J. B. 'Reconstruções Racionais e Ensino de Física', trabalho apresentado por ocasião da realização da IV Escola Brasileira de Ensino de Física (IV EBEF ) realizada em Ilhéus de 25 a 29 de setembro de 2017 sob o patrocínio da Sociedade Brasileira de Física (SBF), 2017b

BORN, M. Natural Philosophy of Cause and Chance, Oxford at the Clarendon Press 1949

BURTT, E. A., As Bases Metafísicas da Ciência Moderna, tradução de José Viegas Filho e Orlando Araújo Henriques, revisão de Paulo César de Moraes, Brasília: Editora da Universidade de Brasília UnB, 1991

COHEN, I. Bernard. 1987. The Birth of a New Physics. New York: Penguin Books

COPERNICO, N. Commentariolos, Pequeno Comentário de Nicolau Copérnico suas próprias Hipóteses acerca dos Movimentos Celestes, Introdução, tradução e notas de Roberto de Andrade Martins, São Pulo: Nova Stella; Rio de Janeiro: COPPE: MAST. 1990

COSTA DE LUCENA, M. P.; BASTOS FILHO, J. B. Contribuição para a inserção da história da ciência e da filosofia da ciência no ensino de física no contexto da educação básica- parte-1, Trabalho apresentado no IV Encontro Estadual de Ciências e Matemática de Ciências (IV EECM), Maceió, Alagoas, Brasil, 01 - 03 de fevereiro de 2017a. Trabalho publicado no GT3 08. Disponível em: http://eventos.ufal.br/anais-do-iv-eecm/blog/anais-do-iv-eecm

COSTA DE LUCENA, M. P.; BASTOS FILHO, J. B. Contribuição para a inserção da história da ciência e da filosofia da ciência no ensino de física no contexto da educação básica- parte-2, Trabalho apresentado no IV Encontro Estadual de Ciências e Matemática de Ciências (IV EECM), Maceió, Alagoas, Brasil, 01 - 03 de fevereiro de 2017b. Trabalho publicado no GT3 09. Disponível em: http://eventos.ufal.br/anais-do-iv-eecm/blog/anais-do-iv-eecm

EINSTEIN, A., Letters to Solovine (1906-1955), Citadel, Press Book, 1993

EULER, L. Carta a una princesa alemana sobre diversos tema de física y filosofía, In: Reflexiones sobre el espacio, la fuerza y la materia, Madrid: Alianza Editorial, 1885

KOYRÉ, Alexandre, Études Galiléennes, Paris: Hermann, 1966

NEWTON, I. Mathematical Principles of Natural Philosophy, In: The Great Books of the Western World, Vol. 34 Newton/Leibniz, Encyclopaedia Britannica Inc., Chicago, 22a impressão, 1978

PEIRCE, C. S. Coleção 'Os Pensadores', fascículo Peirce/Frege, ver Estudos Coligidos, Conferências sobre o Pragmatismo, São Paulo: Nova Cultural, 1989

POPPER, K. R., Conocimiento objetivo, Madrid: Editorial Tecnos S. A., 1974a

POPPER, K. R., A Lógica da Pesquisa Científica, São Paulo: Editora Cultrix, 1974b

POPPER, K. R., Conjecturas e Refutações, Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2a edição, 1982

RUSSELL, Bertrand. 1993. Storia della Filosofia Occidentale. Milano: Teadue, 3a ed.

Publicado

2018-07-09

Cómo citar

Bastos Filho, J. B. (2018). UNIFICAÇÃO NEWTONIANA À LUZ DE UMA RECONSTRUÇÃO RACIONAL SOB VIÉS EPISTEMOLÓGICO. Revista Psicologia & Saberes, 7(8), 3–19. https://doi.org/10.3333/ps.v7i8.771