O ALUNO NO CENTRO DA APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE CARL ROGERS

Autores/as

  • Marlene Nogueira Pinheiro
  • Eraldo Carlos Batista FAEST - Faculdade de Educação Superior de Tangará da Serra

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v7i8.770

Resumen

As mudanças ocorridas no sistema educacional nas últimas décadas exigem cada vez mais a busca de novas formas de disseminação do conhecimento por meio do ato de ensinar e o modo de aprender. A relação ensino/aprendizagem é construída por meio de vários fatores que se relacionam entre si, ou seja, que funciona como o conjunto de competências e habilidades individuais, tanto daquele que ensina, como daquele que aprende. Dessa forma, compreende-se que um funcionamento prático e evolutivo de conhecimento passa por um processo de mudança de comportamento, não só do professor, mas também do aluno a partir do reconhecimento das suas potencialidades para o aprender. A aprendizagem centrada no aluno impulsiona a ação individual na obtenção do saber, construindo o caminho para novos questionamentos e reflexões originais. O presente artigo teve como objetivo descrever os aspectos que envolvem o processo de ensino e aprendizagem do aluno sob a perspectiva da teoria do ensino centrado no aluno de Carl Rogers. A literatura pesquisada mostrou que o aluno se torna cultivador do conhecimento tendo o professor como mediador/facilitador do acesso a informação. Conclui-se que há necessidade de compreender a relação entre aquisição de conhecimento e autonomia do aluno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marlene Nogueira Pinheiro

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Rolim de Moura – FARO

Eraldo Carlos Batista, FAEST - Faculdade de Educação Superior de Tangará da Serra

Doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/RS, Mestre em Psicologia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Especialista em Saúde Mental pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, Professor do Departamento de psicologia da FAEST - Faculdade de Educação Superior de Tangará da Serra.

Publicado

2018-07-09

Cómo citar

Pinheiro, M. N., & Batista, E. C. (2018). O ALUNO NO CENTRO DA APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE CARL ROGERS. Revista Psicologia & Saberes, 7(8), 70–85. https://doi.org/10.3333/ps.v7i8.770