GESTÃO AMBIENTAL DO ENGENHEIRO CIVIL UMA ABORDAGEM DE APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Romildo José de Souza Instituto Fededal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v5i6.733

Palabras clave:

Teorias de aprendizagem, Avaliação da aprendizagem, Gestão ambiental, Formação do engenheiro civil.

Resumen

Este artigo é recorte da tese Aprendizagem em Gestão Ambiental do Engenheiro Civil no Estado de Alagoas cujo objetivo foi verificar se a aprendizagem em gestão ambiental do engenheiro civil reflete em desempenho ambiental durante a fase de construção das obras de edifícios. A pesquisa utilizou a abordagem quali-quantitativa. Foram utilizados os métodos: levantamento, observação e documental, as técnicas: questionários, observação e fichamento e os instrumentos: questionário on-line, ficha de observação e ficha documental. A amostra foram os engenheiros civis e as obras nas quais estes engenheiros atuam. Como resultados, para a variável aprendizagem em gestão ambiental (rendimento) mostrou que 53,0% dos engenheiros avaliado ficaram abaixo da média. Já os conteúdos de gestão ambiental considerados específicos são ministrados de maneira fragmentada. As ações técnicas ambientais que é desempenho da gestão ambiental da obra, mostrou que 60,0% ficou acima da média.

 

 

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Publicado

2016-12-10

Cómo citar

Souza, R. J. de. (2016). GESTÃO AMBIENTAL DO ENGENHEIRO CIVIL UMA ABORDAGEM DE APRENDIZAGEM. Revista Psicologia & Saberes, 5(6), 13–20. https://doi.org/10.3333/ps.v5i6.733