Editorial
DOI:
https://doi.org/10.3333/ps.v4i5.730Resumen
A quinta edição da Revista Psicologia & Saberes apresenta quatro artigos de diferentes abordagens e voltadas para as áreas de Educação. Os textos apresentam questionamentos bastante relevantes e que devem contribuir significadamente para estudantes, professores e pesquisadores que venham utilizar de nossa revista,
O primeiro artigo de autoria de Marcus Alexandre Buarque da Silva, do Instituto Federal de Alagoas, retrata uma das grandes preocupações dos cursos técnicos dos Institutos Federais: a evasão de estudantes do curso de Mecânica. Para o autor os fatores determinantes da evasão escolar são o desemprego, o próprio jovem, a desestruturação familiar, as políticas de governo, sem que, com isto, eximam a responsabilidade da escola no processo de exclusão dos jovens no sistema educacional.
O segundo texto de Luciano Martins da Silva, da Universidad San Carlos, mostra os benefícios do lúdico no processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. Percebe-se que atividade lúdica e de extrema importância para educação e essencial no trajeto de evolução do individuo, influenciando o despertar de suas potencialidades físicas, afetivas e emocionais.
Em seguida, vem o texto de Maria do Perpétuo Socorro Tenório Duarte, do Instituto Federal de Alagoas, com a temática da educação, da inclusão e das políticas públicas com relação aos alunos do ensino Médio do IFAL. Para a autora, o papel do assistente social no processo de inclusão social de estudantes é de extrema importância. E seu trabalho justifica-se pelo desenvolvimento de programas de apoio, auxilio estudantil e incentivo aos alunos envolvidos.
E por fim, um artigo da pesquisadora Rita de Cássia Tenório Duarte, do Instituto federal de Alagoas, que retrata acerca da integração entre docentes, não-docentes, família e comunidade no processo pedagógico do IFAL. Para a autora existe uma necessidade de integração entre a organização educacional e seu publico-alvo, visando uma educação de qualidade, democrática e participativa.
Desta forma, espera-se que está edição seja de grande valia e possa contribuir para o crescimento da ciência e na geração de novos conhecimentos. Boa leitura a todos os leitores e leitoras.