VISÃO DOS ESTUDANTES DO IFAL ACERCA DA EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA REALIDADE DE INCLUSÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS - IFAL
DOI:
https://doi.org/10.3333/ps.v4i5.728Resumen
O presente artigo trata a temática da educação, da inclusão e das políticas públicas com relação aos alunos do Ensino Médio do IFAL destacando o papel do assistente social no processo de inclusão social dos estudantes da escola pública brasileira. Justifica-se pela importância do desenvolvimento de programas de apoio, auxílio e incentivo aos alunos na instituição. Objetiva investigar acerca da realidade do atendimento das exigências da educação, inclusão social e políticas públicas do educandário, averiguando o processo de desenvolvimento de tais práticas na instituição. A metodologia aplicada foi efetuada por meio de uma pesquisa exploratória de natureza descritiva e bibliográfica, acompanhada de um estudo de caso caracterizado por uma pesquisa campo compreendendo o universo amostral de 600 alunos do Ensino Médio do Ifal. Os resultados encontrados delinearam uma realidade de que a instituição carece de efetuar mudanças no modelo de gestão, permitindo aos profissionais do Serviço Social condições de trabalho adequado para a promoção da inclusão social e formação educacional dos estudantes, bem como melhorias de infraestrutura e operacionalização na organização educacional estudada.
Palavras chaves: Educação. Serviço Social. Inclusão Social. Políticas Públicas.