EVASÃO OU PERMANÊNCIA DE ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA - IFAL / CAMPUS MACEIÓ
DOI:
https://doi.org/10.3333/ps.v4i5.740Palabras clave:
alunos, evasão, aprendizagem.Resumen
Neste artigo apresenta algumas considerações sobre os múltiplos contextos de realização da pesquisa Educação profissional e evasão escolar. A investigação propõe, entre seus principais objetivos, identificar fatores que contribuem para a permanência ou evasão dos estudantes na educação profissional técnica de nível médio. Segundo Castro (2001), “A evasão é uma linha imaginária que de forma concreta, condena uma criança a compor no futuro, os índices da pobreza e da ignorância”. Vários estudos têm apontado aspectos sociais considerados como determinantes da evasão escolar, dentre eles, o desemprego, o próprio jovem, a desestruturação familiar, as políticas de governo, sem que, com isto, eximam a responsabilidade da escola no processo de exclusão dos jovens no sistema educacional. O ensino ministrado no pós-médio, possibilita ao mesmo a perceber o sentido coletivo, histórico, produtivo do trabalho, ou seja, atividade do homem na construção de sua existência. A evasão ou permanência é um fenômeno relevante no Curso Técnico de Mecânica Modalidade Subsequente 1º Modulo, IFAL - Campus Maceió. E embora se apresente em números expressivos, pouco tem sido feito para combatê-la. É possível, também, reorientar os serviços institucionais para atender às especificidades dos estudantes. A metodologia utilizada consiste em análise documental, coletada na Coordenação de Registros Escolar – CRE, da Instituição de Ensino, leitura e análise de materiais bibliográficos sobre Evasão Escolar e questionário que foram necessários para apontar indicadores que pudessem contribuir para o entendimento do problema com intuito de verificar as causas da evasão escolar.
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Citas
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