PESQUISA DE PRONTUÁRIOS DE ANSIEDADE ATENDIDOS NO ESTÁGIO DE ÊNFASE GESTALT-TERAPIA

Autores/as

  • Adelma Pimentel UFPA/PPGP

Palabras clave:

prontuários; Gestalt-terapia; estágio; ansiedade

Resumen

Relato de pesquisa qualitativa de análise documental de prontuários psicológicos de atendimentos realizados por estagiários de ênfase em Gestalt-terapia realizados na clínica escola de psicologia de uma universidade pública federal, objetivando identificar os principais procedimentos e intervenções terapêuticas utilizadas para o tratamento da ansiedade, demanda atendida no serviço em questão. Localizamos 6 prontuários, dos quais 3 possuíam demandas de ansiedade. Para análises, realizamos a leitura de todas as fichas contidas nos prontuários, cotejando-as à bibliografia gestáltica. Entre os resultados, identificamos que os clientes atendidos eram majoritariamente jovens adultos; foram atendidos em média por 6 meses e metade recebeu alta devido ao término do estágio do terapeuta, enquanto apenas 2 atingiram os seus objetivos com a psicoterapia. No manejo clínico dos casos de ansiedade, destacaram-se utilização de experimentos da cadeira vazia e da representação, autopercepção e a presentificação; sendo as principais técnicas mencionadas. Conclui-se a importância do estágio de ênfase na formação de psicólogas e que são necessários debates de estudos de casos para qualificar a aprendizagem pelas trocas dialógicas. Esperamos contribuir para a formação continuada de gestalt-terapeutas para atuar com demandas de ansiedade.

 

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Publicado

2024-07-03

Cómo citar

Pimentel, A. (2024). PESQUISA DE PRONTUÁRIOS DE ANSIEDADE ATENDIDOS NO ESTÁGIO DE ÊNFASE GESTALT-TERAPIA. Revista Psicologia & Saberes, 13(1). Recuperado a partir de https://cesmac.emnuvens.com.br/psicologia/article/view/1591