O professor e as TICs: da formação inicial à continuada
Palabras clave:
Formação continuada. Professor. TICs. Recursos tecnológicos.Resumen
A pesquisa com o tema “O PROFESSOR E AS TICS: da formação inicial à continuada” visa evidenciar como acontece a formação continuada do professor com a chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação. Fizeram parte da pesquisa professores das escolas públicas estaduais (E. E. Raimunda Dulcinéa Monteiro da Silva, E. E. Prof. Antônio Castro Monteiro, E. E. Nanci Nina da Costa) e das escolas municipais (E. M. E. F. Maria Luiza Bello da Silva, E. M. E. F. Ana Luisa Ramos da Silva, E. M. E. F. Neusona/Isabel Furtado) localizadas na Zona Sul do município de Macapá-AP, Brasil. Com o intuito de identificar a formação inicial, superior e continuada do professor com a chegada das TICs, realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa, de natureza descritiva e caráter não experimental. Desse modo, apresentou-se uma análise dos resultados obtidos a partir do questionário aplicado à uma população de 52 professores. Conclui-se que os professores das redes públicas, estadual e municipal, aprimoram seus conhecimentos participando de cursos de graduação, programas de formação e de projetos educativos que envolvam as TICs.
Descargas
Citas
CORRÊA, Barbara Raquel do Prado Gimenez; BEHRENS, Marilda Aparecida. Ser professor: teoria e prática numa nova visão paradigma. In: Jacques de Lima Ferreira. (Org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. 1ed. v. 1, p. 50-72. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
COSTA. Jandira Gomes da. A formação continuada do docente e as dificuldades na prática pedagógica. Revista Psicologia & Saberes. ISSN 2316-1124 V.8, N.10 2019. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/index.php/psicologia/article/view/935. Acessado em 08.02.2020.
FERREIRA, Jacques de Lima. (Org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. 1ed. V. 1, p.33-49. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
FIALHO, Neusa Nogueira; TORRES, Patricia Lupion. Recursos e práticas educacionais abertas: a busca por uma cultura compartilhada. In: Jacques de Lima Ferreira. (Org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. 1ed. v. 1, p. 113-132. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
FONSECA, Renata Pereira. PAIXÃO, Leonice Vieira de Jesus. TEIXEIRA, Jeisabelly Adrianne Lima. PAIXÃO, Nebson Escolástico da. SOARES, Cleiciane Faria. ROCHA, Kênia Luiza Ferreira. FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ATENDIMENTO NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: Análise de uma sala de recurso de uma escola do Município de Brasília de Minas – MG. Revista Psicologia & Saberes. ISSN 2316-1124 v. 8, n. 12, 2019. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/index.php/psicologia/article/view/1053. Acessado em 08.02.2020.
FREIRE FILHO, João; LEMOS, João Francisco de. Imperativos de conduta juvenil no século XXI: a “Geração digital” na mídia impressa brasileira. vol. 5 n 13 pag. 11-25. São Paulo: Revista Comunicação, Mídia e Consumo, 2008.
HOÇA, Liliamar; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Práticas pedagógicas na formação continuada de alfabetizadores. In: Jacques de Lima Ferreira. (Org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. 1ed. v. 1, p. 133-147. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
JUSTINO, Marinice Natal. Pesquisa e recursos didáticos na formação e prática docentes. Curitiba: InterSaberes, 2013.
MACHADO, Mércia Freire Rocha Cordeiro; MATOS, Elizete Lúcia Moreira. O planejamento e uso dos recursos didáticos tecnológicos no apoio às aulas expositivas. In: Jacques de Lima Ferreira. (Org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. 1ed. v. 1, p. 147- 170. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
MORI, Kátia Regina Gonçalves; MENEZES, Lígia Cristina Rubim. O desenvolvimento do trabalho colaborativo na formação de gestores escolares e coordenadores estaduais de educação para o uso das TICs. In: Anais do IX Workshop de informática na escola – WIE. 2003.
NÓVOA, Antônio. O espaço público de educação: imagnes, narrativas e dilemas. In Textos da Conferência Internacional Espaços de Educação. Tempos de Formação (pp. 237-276). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
OLIVEIRA, Fabiane Lopes de; BEHRENS, Marilda Aparecida. Práticas pedagógicas na formação continuada de alfabetizadores. In: Jacques de Lima Ferreira. (Org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. 1ed. v. 1, p. 268-297. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
PONTES, Edel Alexandre Silva. O Ato de Ensinar do Professor de Matemática na Educação Básica. Ensaios Pedagógicos, v. 2, n. 2, p. 109-115, 2018.