Salas de Recursos Multifuncionais: Ferramenta para a Educação Especial

Autores/as

  • Elieuza Andrade Meneses e Silva Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Manoel Messias Domingos da Silva Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Palabras clave:

Educação Especial, Inclusão, Salas Multifuncionais.

Resumen

A educação é considerada como imprescindível para o desenvolvimento pleno do individuo e, consequentemente, da nação, sendo considerada como um dos direitos fundamentais. Entretanto, durante anos, os alunos com necessidades especiais tiveram este direito negado, ficando à parte da sociedade, tendo atendimento voltado para o assistencialismo, onde se priorizava o cuidado clínico, por acreditar que estes eram incapacitados para exercer a cidadania e estabelecer relações sociais. Após a CF/88, outros documentos foram criados para reafirmar a concepção de que os alunos com NEE deveriam frequentar as classes regulares, sendo o marco crucial a Declaração de Salamanca de 1994. As concepções atuais da Educação Especial encontram-se pautadas na inclusão, que garante a troca de informações, o convívio social, a formação da identidade e o desenvolvimento da autonomia. Os alunos com NEE precisam frequentar as classes regulares, mas também precisam, em alguns casos, de um Atendimento Educacional Especializado (AEE), o qual deve ser feito, preferencialmente, na mesma instituição que cursem o ensino regular. Uma forma de assegurar o AEE é a implantação de Sala de Recurso Multifuncional (SRM). O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância das SRMs como ferramenta crucial para efetivação do AEE no contexto escolar. Pode-se concluir que as SRMs se apresentam como uma forma de por em prática o AEE, pois é neste ambiente que os alunos aprendem a conviver, a lidar e respeitar as diferenças e concretizar sua aprendizagem.

 

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Biografía del autor/a

Elieuza Andrade Meneses e Silva, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Psicopedagoga, Mestra em Ciências da Educação e Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC.

Manoel Messias Domingos da Silva, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Licenciado em Mecânica, Mestre em Ciências da Educação e Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental – UTIC.

Citas

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Publicado

2020-04-18

Cómo citar

Silva, E. A. M. e ., & Silva, M. M. D. da . (2020). Salas de Recursos Multifuncionais: Ferramenta para a Educação Especial . Revista Psicologia & Saberes, 9(17), 175–186. Recuperado a partir de https://cesmac.emnuvens.com.br/psicologia/article/view/1206