Os Desafios do Professor ao Trabalhar com Alunos Surdos em Escola Pública de Ilha Grande - PI
Palabras clave:
LIBRAS; Inclusão; Surdos.Resumen
Essa pesquisa tem como pressuposto os desafios do professor ao trabalho com aluno surdo na escola pública de Ilha Grande-PI. Tendo como objetivo geral Investigar como ocorre o trabalho do professor ao receber o aluno surdo em uma escola pública de Ilha Grande. E como objetivos específicos: Verificar as dificuldades enfrentadas pelos professores no que se refere a pratica de ensino ao aluno surdo e Identificar como o professor envolve o aluno surdo nas atividades em sala de aula. Para alcançamos os objetivos utilizamos a pesquisa de abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada com dois professores atuante na rede pública na cidade de Ilha Grande-PI. O trabalho além da introdução e considerações finais, contempla em seu desenvolvimento, subtópicos em que está contido os dados e discussões da pesquisa sobre as dificuldades do professor. Para enriquecer o trabalho contamos com a ajuda dos seguintes teóricos, para subsidiar o artigo: Lacerda (2006), Lima (2006), Mascarenhos (2012), Silva (2007), entre outros. Acreditamos que falar sobre inclusão do aluno surdo e as dificuldades que remete ao professor da rede regular é de suma importância, pois há uma relevância educacional e social Buscamos compreender de que maneira se pode trabalhar com o aluno surdo, levando-o a aquisição dos conteúdos aplicados em sala de aula.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica/secretaria de educação especial-MEC; SEESP-2001-79,p.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de apoio à gestão educacional. Caderno de educação especial: a alfabetização de crianças com deficiência: uma proposta inclusiva/ Ministério da educação, secretaria de educação básica, diretoria de apoio à gestão educacional. —Brasília: MEC, SEB, 2012.
DE OLIVEIRA, Igor Farias et al. A Utilização do Aplicativo VLIBRAS Como Forma de Ensino e Aprendizagem para Alunos Surdos. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 16, p. 22-30, 2020.
FESTA. Priscila Soares Vidal. Artigo: Metodologia do professor no ensino de alunos surdos. Ensaio pedagógico, revista eletrônica do curso de pedagogia da faculdade OPET, dezembro, 2013.
LIMA. Priscila Augusta. Educação inclusiva e igualdade social/ Priscila Augusta Lima e Therezinha Vieira. – São Paulo: A ver camp, 2006. 176p.
MASCARENHAS. Sidnei Augusto. Metodologia científica / Sidnei Augusto Mascarenhas. –São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Capacidade de Gerar Soluções Eficientes e Adequadas no Processo Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Psicologia & Saberes, v. 8, n. 10, p. 193-205, 2019.
REIS, Linda G. Produção de monografia da teoria à prática: o método educar pela pesquisa (MEP) / Linda G. Reis, - 3. Ed.- Brasília: Senac-DF,2010.