Isomorfismo Básico Estrutural na Resolução de Problemas: A Similaridade entre a equação x+y+z=15, o Jogo da Velha e o Quadrado Mágico no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática
Palabras clave:
Ensino e aprendizagem de matemática. Estruturas isomorfas. Jogo da velha. Quadrados mágicosResumen
Diversos pesquisadores em Educação Matemática e áreas afins têm discutido alternativas pedagógicas que possam aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem de matemática nos diversos níveis de educação. Este estudo objetivou examinar a similaridade isomorfa entre uma equação matemática, o jogo da velha e o quadrado mágico de ordem três, permitindo extrair o máximo de questionamentos como sugestão para melhorar o ato de ensinar e o ato de aprender matemática. Entende-se que nosso trabalho está centralizado em oferecer uma sugestão pedagógica motivadora para ensinar e aprender matemática por meio de estruturas isomorfas, desenvolvendo nos alunos aptidões cognitivas para empregá-las eficientemente na sua vida cotidiana. Estudos futuros abrangendo a resolução de problemas isomorfos necessitam ser administrados em outros níveis de ensino para melhor perceber as causas e efeitos no processo de ensinar e aprender matemática
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