O COACHING COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.3333/ps.v7i8.767Keywords:
Coaching. Gestão por Competências. Aprendizagem Organizacional.Abstract
O objetivo que orienta este artigo visa demonstrar, teoricamente, o processo de desenvolvimento de competências através da ferramenta Coaching, auxiliando na gestão de pessoas e na aprendizagem organizacional das empresas que atuam com gestão por competências. Para tanto, foi realizada uma pesquisa básica, qualitativa, exploratória e bibliográfica, culminando em arcabouço teórico balizador para a consecução deste estudo. Deste modo, os fenômenos aqui investigados demonstram indícios de cooperação sinérgica e complementar na manutenção da competitividade organizacional através do desenvolvimento das capacidades humanas, alinhadas às necessidades organizacionais, tendo o Coaching como uma ferramenta capaz de proporcionar eficiência nessa relação.
Downloads
References
ANTONELLO, C. O autodesenvolvimento e a perspectiva da aprendizagem organizacional. In: BITTENCOURT et al. Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. Porto Alegre: Bookman, 2010.
ANTONELLO, C.; GODOY, A. A encruzilhada da aprendizagem organizacional: uma visão multiparadigmática. Revista de Administração Contemporânea – RAC. Curitiba, v. 14, n. 02, p. 310-332, mar.abr. 2010. Disponível em: <http://www.redalyc.org/html/840/84012382008/>. Acesso em: 08 fev. 2018.
ARAÚJO, K.; FERREIRA, M. O exercício da liderança por meio do estilo coaching na gestão de equipes. Revista de Administração em Diálogo, São Paulo, v. 2, p. 47-72, 2009. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/caadm/article/viewFile/21892/19683>. Acesso em: 10 fev. 2018.
BAGGIO, D.K.; CAMARGO, B.F.; MACIEL, A. C.; MASCHIO, F. O processo de coaching e o alcance de metas: o estudo de caso de um empreendimento de bebidas. Revista Global Manager, v.15, n. 01. 2015. Disponível em: <http://ojs.fsg.br/index.php/global/article/view/1504/1360>. Acesso: 21 fev. 2018.
BARRIOS, A. La chispa de la vida: el coaching. Boletín de estudios económicos, n. 183, p. 463-475. 2004. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1067740>. Acesso em: 10 nov. 2017.
BIGI, E. A.; BIGI, G. C.; AVONA, M. E. Gestão de competências: os impactos sobre as organizações a as pessoas. Revista de Administração, v. 04, n. 6, 2014. Disponível em: <http://www.revista.unisal.br/sj/index.php/RevAdministracao/article/view/376>. Acesso em: 04 fev. 2018.
BRANDÃO, H. P.; BAHRY, C. P. Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 56, p. 179-194, 2005. Disponível em: <https://search.proquest.com/openview/f5e833ed94d36b1d8f98104d94635e90/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2045880>. Acesso em: 04 fev. 2018.
CAMPOS, T. M.; STOROPOLI, J. E. Aplicação de coaching em empresas: um metaestudo sobre e evolução das pesquisas em um periódico internacional especializado. Revista Administração em Diálogo-RAD, v. 17, n. 2, p. 23-40. 2015. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/rad/article/view/16307>. Acesso em: 14 dez. 2017.
CARBONE, P. P.; BRANDÃO, H. P.; LEITE, J. B.; VILHENA, R. M. Gestão por competência e gestão do conhecimento. Ed. 3 – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.
CASTILHO, M. A.; SANMARTIN, S. M. Criatividade no processo de coaching. 1 ed. São Paulo. Trevisan Editora. 2013. 198 p.
CHIAVENATO, I. Administração nos novos tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 610 p.
CRUZ, A. P. C. da.; FREZATTI, F.; BIDO, D. de S. Estilo de liderança, controle gerencial e inovação: papel das alavancas de controle. Revista de Administração Contemporânea – RAC, Rio de Janeiro, v. 19, n. 6, art. 6, p. 772-794, nov./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v19n6/1982-7849-rac-19-6-0772.pdf>. Acesso em: 22 dez. 2017.
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea – RAC, Curitiba, Edição Especial, v. 5, p. 183-196, 2001; disponível em:<http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552001000500010> Acesso em: 14 out. 2017.
GALLWEY, T. O jogo interior do tênis: O guia clássico para o lado mental da excelência no desempenho. São Paulo. Sportbook. 2016.
GRANT, A. M. The impact of life coaching on goal attainment, metacognition, and mental health. Social Behavior and personality, p. 253-264. 2003. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/233682110_The_impact_of_life_coaching_on_goal_attainment_metacognition_and_mental_health>. Acesso em: 25 out. 2017.
GRAZIANO, O. G.; PEIXOTO, C. A.; PIZZINATTO, K. A.; CASTRO, D. S. P.de. Coaching e mentoring como instrumento de foco no cliente interno: um estudo regional em São Paulo. Revista Brasileira de Marketing – REMARK, v.13, n. 1, p. 47-59. jan./mar. 2014. Disponível em: <http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2663/pdf_94>. Acesso em: 29 jan. 2018.
JACOMOSSI, R. R.; DEMAJOROVIC, J. Fatores determinantes da aprendizagem organizacional para a inovação ambiental: um estudo multicaso. Revista de Administração Contemporânea - RAC, Rio de Janeiro, v. 21, n. 5, art. 5, p. 685-709, set./out, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552017000500685&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 21 dez. 2017.
JESUS, T.G.S.; MATTEU, D. O processo de Coaching Executivo e seus Benefícios para Organizações. Unopar Cient. Juríd. Empresarial, Londrina, v. 15, n. 1, p. 43-50. Mar. 2014. Disponível em: Acesso: 14 fev. 2018.
KARAWEJCZYK, T. C., CARDOSO, A. P. Atuação profissional em coaching e os desafios presentes e futuros nesta nova carreira. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 38, n. 01, jan./abr. 2012. Disponível em:<http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/175>. Acesso em: 05 fev. 2018.
KING, A. W.; FOWLER, S. W.; ZEITHAM, M. L. Competências organizacionais e vantagem competitiva: o desafio da gerência intermediária. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.42, n.1, p. 36-49, janmar. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rae/v42n1/v42n1a05> Acesso em: 05 jan. 2017.
KRAUSZ, R. R. Coaching executivo: a conquista da liderança. São Paulo. Nobel, 2007.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de ANDRADE. Metodologia Científica. 2 ed. São Paulo. Atlas, 1991.
LEITE, J.; PORSSE, M. Competição baseada em competências e aprendizagem organizacional: em busca da vantagem competitiva. Revista de Administração Contemporânea – RAC, Curitiba, v. 7, Edição Especial, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552003000500007>> Acesso em: 13 jan. 2018
LOIOLA, L. de M. Breve histórico do termo competência. História do Ensino de Línguas no Brasil – HELB, Brasília, ano 7, n. 7, 2013. Disponível em: <http://www.helb.org.br/index.php/revista-helb/ano-7-no-7-12013/212-breve-historico-do-termo-competencia>. Acesso:12 out. 2017.
LOLI, F. O Coaching de carreira como recurso facilitador do processo de transição profissional. Revista de Carreira e Pessoas – RECAPE, v. 8, n.1, p. 41-60, 2018. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/34980>. Acesso em: 29 jan. 2018.
LOPES, O. U. Pesquisa básica versus pesquisa aplicada. Estudo Avançados, São Paulo, v. 05, n. 13, p. 218-221, set./dez. 1991. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000300015>. Acesso em: 19 mar. 2018.
MAHER, S.; POMERANTZ, S. The future of executive coaching: analysis from a market life cycle approach. International Journal of Coaching in Organizations, p. 01-08, 2003. Disponível em: <http://www.ijco.info/pdfs/artmktcy.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2017.
MCCLELLAND, D. C. Testing for competence rather than intelligence. American Psychologist, p. 1-14, jan. 1973. Disponível em: <https://www.therapiebreve.be/documents/mcclelland-1973.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2017.
MEDEIROS, J. R. de. Liderança Coaching: razão, alma e coração. Goiânia. América, 2010.
MELO, L. H.; MATOS, F. R. N.; MACHADO, D. Q.; MELO, L. H. de. O coaching e o processo de desenvolvimento de competências e habilidades na aprendizagem gerencial. Revista do Departamento de Administração – FEA, v.09, n.1, p. 25–48, jan.dez. 2015. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/caadm/article/download/21892/19683>. Acesso em: 31 jan. 2018.
MILARÉ, S. A; MÉDICI, E. P. Y. Coaching de executivos: adaptação e estágio de mudanças. Revista Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v.9, n.1, p. 86-99, 2007. Disponível em: <http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/682>. Acesso: 09 dez. 2017.
MUNCK, L.; BORIM-DE-SOUZA, R.; ZAGUI, C. A gestão por competências e sua relação com ações voltadas à sustentabilidade. REGE, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 377-394, jul./set. 2012. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1809227616303149>. Acesso em: 28 dez. 2017.
MUNCK, L; GALLELI, B. Avanços e desafios da conceituação e operacionalização das competências organizacionais em 15 anos de produção científica internacional. REGE, São Paulo, v. 22, n. 4, p. 525-544, out./dez. 2015. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1809227616301448>. Acesso em: 28 dez. 2017.
NORO, G. de B.; STÜKER, C.; OLIVEIRA, J.H.R. A relação das características inerentes aos perfis de liderança no desenvolvimento do processo coaching. Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe), v. 13, n. 01, jan/ mar. 2015. Disponível em: <https://revistas.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/2658/2538 > Acesso: 18 fev. 2018.
ORTIZ , M de Z. Psicología y Coaching: marco general, las diferentes escuelas. Capital Humano, n. 243, p. 56-68, maio, 2010. Disponível em: <http://pdfs.wke.es/8/2/4/6/pd0000048246.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2017.
PORTO, G. Gestão da inovação e empreendedorismo. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo. Feevale. 2013.
RAVIER, L. Arte y ciencia del coaching: su historia, filosofia y esencia. Buenos Aires. Editorial Dunken. 2005.
REIS, G. G. Da experiência ao aprendizado: a prática reflexiva como recurso no processo de coaching de executivos. Revista de Carreiras & Pessoas – Recape. São Paulo, v. 03, n. 03, p. 34-48. set./out./dez. 2013. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/17671>. Acesso em: 29 jan. 2018.
ROBBINS, S. P. Administração: mudanças e perspectivas. Trad. Cid Knipel Moreira. São Paulo: Saraiva, 2000.
SENGE, P. M. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. Trad. Gabriel Zide Neto, OP Traduções. Ed. 32. Rio de Janeiro. Bestseller, 2017.
STERN, L. R. Executive coaching a working definition. Consulting Psychology Journal: Practice and Research, v. 56, n. 3, p. 154-162. 2004. Disponível em: <http://psycnet.apa.org/record/2004-18811-003>. Acesso: 08 jan. 2018.
TORRESAN, M. N.; PESSOTO, F.; BUENO, C. H. Mindfulness e Coaching: alternativas para o desenvolvimento humano. Revista de Carreiras & Pessoas – RECAPE, São Paulo, v. 08, n. 01, p. 130-141. 2018. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/33385>. Acesso em: 29 jan. 2018.
WAGNER, J. A.; HOLLENBECK, J. R. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. Trad. Cid Knipel Moreira. 2.