INTEGRAÇÃO ENTRE PROFESSORES, NÃO-DOCENTES, ALUNOS E FAMÍLIAS NO PROCESSO EDUCACIONAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS - IFAL
DOI:
https://doi.org/10.3333/ps.v4i5.729Abstract
Este artigo trata acerca da integração entre docentes, não-docentes, família e comunidade no processo pedagógico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), sob a perspectiva da integração no contexto educacional. Problematiza a questão atinente a necessidade de integração entre a organização educacional e seu público-alvo, estudantes, familiares e comunidade assistida pelos funcionários docentes e não-docentes da escola. Busca identificar o papel do Assistente Social na integração do quadro funcional no IFAL Justifica-se pelo papel assumido pela organização educacional nos últimos anos e pelo fato de que a realidade atual exige o estabelecimento de efetivo diálogo entre a escola, família e comunidade, visando uma educação de qualidade, democrática e participativa. Objetiva analisar a integração funcional na gestão do IFAL, elaborando uma proposta de trabalho. Por meio de uma investigação exploratória-descritiva, a pesquisa compreendeu uma ampla revisão bibliográfica, orientada a identificar o papel do assistente social para integração na organização educacional. Ficou comprovado que a instituição se encontra desarticulada com as previsões legais e paradigma de uma educação cidadã e democrática, havendo necessidade de um reposicionamento no seu processo de gestão para contemplar seus servidores, estudantes e comunidades.
Palavras-chaves: Educação, Serviço Social, Gestão Democrática, Integração Educacional.