O Distúrbio do Processamento Auditivo Central e a Intervenção Psicopedagógica
DOI:
https://doi.org/10.3333/ps.v3i4.260Keywords:
Distúrbio, Dificuldade de Aprendizagem, Distúrbio do Processamento Auditivo.Abstract
O estudo teve como objetivo: identificar, estudar e compreender as intervenções psicopedagógicas necessárias, que possibilitem o acesso a aprendizagem em crianças com o Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC). Para isso, o estudo partiu da seguinte questão de pesquisa: que intervenções psicopedagógicas se fazem necessárias para possibilitar o acesso à aprendizagem em crianças com DAPC na escola regular? Do ponto de vista de sua natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa, o processo e seu significado são os focos principais da abordagem. Quanto aos seus objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória, que visa proporcionar maior familiaridade com o problema tendo em vista torná-lo explícito, com o procedimento técnico de pesquisa bibliográfica, que segundo Gil (2010), a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, como livros e artigos científicos. Os resultados apontam para o efetivo papel do psicopedagogo para o acesso à aprendizagem das crianças com DPAC. Desse modo, as intervenções devem se dar em ambientes clínicos e institucionais, com atividades que trabalhem a decodificação auditiva, integração auditiva, associação auditiva, organização de saída e função não verbal, como também os aspectos afetivos e emocionais.
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