Contextualizando as Potencialidades das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação

Authors

  • Josimara Brito de Souza Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Joice Flexa Oliveira Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Joana Darc Borges de Alcantara Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Ana Ligia da Conceição Ferreira Martins Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Ana Paula da Conceição Ferreira Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Vitória de Cássia dos Santos Veras Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Keywords:

Aluno, Altas habilidades, superdotação, Visibilidade

Abstract

Este artigo apresenta uma abordagem temática direcionada às potencialidades das pessoas com altas habilidades/superdotação dentro do contexto escolar, tema este que apesar de sua importância, ainda apresenta pouca discussão, uma vez que grande parte dos profissionais desconhecem a existência desses alunos ou pelo menos, não sabem como identificá-los no espaço escolar. Tomaremos por base e aprofundamento teórico, os estudos de grandes autores como, Howard Gardner, Robert Sternberg e Renzulli. O objetivo da pesquisa é abordar, desmitificar e informar sobre o sujeito superdotado, talentoso, com altas habilidades, como costumam ser chamados, esse estudo está vinculado ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) como prática interdisciplinar e multiprofissional, a fim de proporcionar a aquisição de novas competências e habilidades a esse educando. É uma pesquisa que fundamenta seus estudos em bibliografias, análise de estudos já publicados, artigos científicos e revistas sobre a temática. Este trabalho consistiu em coletar dados levando em consideração as especificidades de cada discente com altas habilidades/superdotação, pois desta forma, é garantido a ele uma intervenção condizente com sua necessidade, visando assim, a melhoria e o aperfeiçoamento de suas potencialidades, assim como, é uma pesquisa   que  pode   cooperar com a ampliação e entendimento sobre o tema, que ainda demonstra uma discussão escassa e de pouca visibilidade, apresenta também grande relevância para as escolas, professores, gestores e pais.

 

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Published

2020-02-28

How to Cite

Souza, J. B. de ., Oliveira, J. F. ., Alcantara, J. D. B. de ., Martins, A. L. da C. F. ., Ferreira, A. P. da C. ., & Veras, V. de C. dos S. . (2020). Contextualizando as Potencialidades das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação. Revista Psicologia & Saberes, 9(15), 16–38. Retrieved from https://cesmac.emnuvens.com.br/psicologia/article/view/1156