A Promoção da Ludicidade no Processo de Aprendizagem
Abstract
O valor do lúdico na educação infantil tem sido um dos principais instrumentos que fomentam um aprendizado de qualidade e diferenciado para a criança, a partir das técnicas que promovem o desenvolvimento das habilidades fundamentais nesse processo. Este trabalho tem a finalidade de compreender a inclusão da criança e das atividades lúdicas no contexto da educação infantil e os reflexos dessa prática em seu desenvolvimento pleno. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica e apontou-se assuntos relacionados para esse entendimento. Nossa proposta visa mostrar que as brincadeiras com objetivo pedagógico favorecem o processo de ensino-aprendizagem e tornam o sujeito aprendiz mais consciente de seu papel na sociedade. A partir de pesquisadores buscamos afirmar o uso do lúdico correlacionado com as atividades pedagógicas podem transformar o ensino-aprendizagem e consequentemente produzir resultados exitosos. Atividades lúdicas permitem novas atitudes de ensinar e aprender, associado a fatores como motivação e interesse do aluno e da capacidade do professor de se adequar a esse novo modelo educacional. Espera-se que este trabalho possa contribuir para uma transformação no modelo de ensinar e aprender na educação infantil através do lúdico.
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