FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ATENDIMENTO NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: Análise de uma sala de recurso de uma escola do Município de Brasília de Minas – MG
DOI:
https://doi.org/10.3333/rps.v8i12.1053Keywords:
Formação de professores, Sala de recursos multifuncionais, LegislaçãoAbstract
O presente artigo foi elaborado a partir das inquietações surgidas durante o período de estágio curricular e da participação enquanto acadêmica do Subprojeto Formação do Regente Alfabetizador, do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica / CAPES, desenvolvido no município de Brasília de Minas, tendo como tema: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ATENDIMENTO NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: Analise da sala de recurso da Escola Estadual Mestra Bila do Município de Brasília de Minas. Tendo como objetivo analisar a importância da formação do professor que atua nas salas de recursos multifuncionais. O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo exploratória descritiva com uma abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico. Para a materialização dos dados, utilizou-se a observação participante na sala de recursos multifuncional e uma entrevista semiestruturada. De acordo com a Constituição Federal de 1988, que assegura a todos o direito a educação, faz-se necessário que o processo de ensino e aprendizagem nas salas de recurso multifuncional seja ministrado por professores com formação especializada, tendo esse professor direito a uma formação continuada para trabalhar neste espaço. Nesse intuito o trabalho se fundamenta nas legislações federal e estadual e em alguns autores como Bueno (1999), Prado & Freire (2001), dentre outros, que possibilitaram um conhecimento teórico que serviu de alicerce na discussão dos dados. Para melhor entendimento desse estudo, foram abordados os seguintes aspectos: a formação do professor para o entendimento da Comunicação Aumentativa e Alternativa, Sistema Braille, Orientação e Mobilidade, Soroban, Ensino de Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS, Ensino de Língua Portuguesa para Surdos, Atividades de Vida Diária, Atividades Cognitivas, Aprofundamento e Enriquecimento Curricular, Estimulação Precoce, entre outros, e ainda conhecimento dos diversos recursos pedagógicos que devem ser explorados neste espaço. As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços criados em parceria com os governos federal e municipal, com diversos tipos de materiais para o atendimento as crianças com necessidade educacional especial. Diante disso, este trabalho contribuiu para o levantamento das necessidades de formação dos professores atuantes da sala de recurso multifuncional da escola pesquisada bem como instigá-los a buscarem novas metodologias e estratégias de ensino que auxiliem em sua prática pedagógica.
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