A PSICOLOGIA EDUCACIONAL DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA APLICADA A PROGRAMAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Antonio José Ornellas Farias Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v7i8.772

Palavras-chave:

Psicologia Educacional, Aprendizagem Significativa, Programação Escolar.

Resumo

A aprendizagem segundo o ponto de vista cognitivista significa organização e integração do material de ensino na estrutura cognitiva, que se define como um complexo organizado de idéias na mente do indivíduo. A compreensão de uma nova informação utilizada na solução de um problema depende da amplitude com que se disponibilizam conteúdos que servem como elementos de base (leis, definições e relações conceituais, linguagem, procedimentos e atitudes). A teoria da aprendizagem significativa iniciada por Ausubel, no curso da sua história em razão de sua aceitação de suas idéias, vem sendo incorporada em diferentes áreas da educação básica em todo o mundo. A aprendizagem significativa em seus fundamentos alerta para a necessidade dos alunos adquiram uma predisposição e uma preparação cognitiva em conhecimentos relevantes que sirvam de base à assimilação de novos conhecimentos. O objetivo deste trabalho de revisão literária é mostrar como os principais fundamentos utilizados dessa teoria, diante de seu pragmatismo em elementos psico-pedagógicos, podem ser utilizados no dia a dia da sala de aula, na abordagem ao conteúdo da programação escolar. Ao final do trabalho mostraremos como elaboramos uma programação sobre a geração de energia elétrica para o ensino médio escolar a luz de uma sequência didática fundamentada na aprendizagem significativa.

 

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Referências

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Publicado

2018-07-09

Como Citar

Ornellas Farias, A. J. (2018). A PSICOLOGIA EDUCACIONAL DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA APLICADA A PROGRAMAÇÃO ESCOLAR. Revista Psicologia & Saberes, 7(8), 20–40. https://doi.org/10.3333/ps.v7i8.772