UNIFICAÇÃO NEWTONIANA À LUZ DE UMA RECONSTRUÇÃO RACIONAL SOB VIÉS EPISTEMOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.3333/ps.v7i8.771Palavras-chave:
Unificação Newtoniana, Revolução Científica, Galileu, Kepler, Newton.Resumo
Argumento aqui que o complexo processo histórico que redundou na unificação newtoniana pode ser compreendido por meio de uma reconstrução racional com viés epistemológico e que esta opção é salutar em situações de ensino de ciências pelo fato de suscitar inúmeros problemas. Esta opção pedagógica não exclui outras opções. Deste modo, uma abordagem do gênero provê meios para o enfrentamento de várias tensões que se apresentam por ocasião da introdução da história e da filosofia da ciência no seio do ensino de ciências, notadamente no seio do ensino de física. Argumento, outrossim, que reconstruções racionais sob um viés epistemológico favorecem o exercício da autonomia intelectual tanto do professor quanto de seus estudantes devido à permanente solicitação exigida em prol da produção de significados.
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Referências
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