EDUCAÇÃO ESTÉTICA: UM FATOR IMPRESCINDÍVEL NO PROCESSO PEDAGÓGICO
Resumo
O objetivo deste trabalho é abordar a Educação Estética como descoberta de novas formas de olhar, ouvir, perceber, mover e falar de suas experiências cotidianas, através da estética do discurso e do poder da linguagem; a estética das relações professor/alunos como fator de desumanização ou humanização. Será lançado um olhar especial sobre a estética dos processos pedagógicos, como uma possibilidade de desenvolvimento da autonomia e emancipação. O estudo empreendido permitiu compreender que o processo formativo à luz da dimensão estética, constitui-se em recurso pedagógico capaz de transpor os espaços hierarquizados e reformular pensamentos em benefício da condição de autonomia do futuro educador.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Estética. Análise do Discurso. Docência.
Downloads
Referências
AMORIM, V.M. Por uma Educação Estética: um enfoque na formação universitária de professores. Dissertação de Mestrado. PUC-Campinas, 2007.
AZEVEDO, M.C. Educação Estética e razão comunicativa: outro da razão ou outra racionalidade? São Paulo: Unijui, 2010.
BANDEIRA, Manoel. Antologia Poética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
EAGLETON, T. A ideologia da estética. Tradução: Mauro Sá Rego Costa. São Paulo: Zahar, 2010.
HEGEL, G.W.F. Estética: textos seletos. Tradução: Claudio J. A. Rodrigues. São Paulo: Ícone, 2012 (Coleção fundamentos da filosofia).
KOCH, I.G.V. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 2000.
PERISSÉ, Gabriel. Estética & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
SANTOS, Leonel Ribeiro dos(coord.). Educação Estética e Utopia Política. Colóquios memorativos dos 200 anos da publicação de Para a Paz Perpétua de I.Kant e de Sobre a Educação Estética do Ser Humano de F. Schiller. Lisboa: Colibri – Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 1995.
SCHILLER, F. A Educação Estética do homem numa série de cartas. São Paulo: Iluminuras, 2002.
SUASSUNA, A. Iniciação à estética. 9ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2016.