O professor e as TICs: da formação inicial à continuada

Autores

  • Ana Ligia da Conceição Ferreira Martins Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Ana Marcela da Conceição Ferreira Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Vitória de Cássia dos Santos Veras Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Joice Flexa Oliveira Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Josimara Brito de Souza Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Ana Paula da Conceição Ferreira Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Palavras-chave:

Formação continuada. Professor. TICs. Recursos tecnológicos.

Resumo

A pesquisa com o tema “O PROFESSOR E AS TICS: da formação inicial à continuada” visa evidenciar como acontece a formação continuada do professor com a chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação. Fizeram parte da pesquisa professores das escolas públicas estaduais (E. E. Raimunda Dulcinéa Monteiro da Silva, E. E. Prof. Antônio Castro Monteiro, E. E. Nanci Nina da Costa) e das escolas municipais (E. M. E. F. Maria Luiza Bello da Silva, E. M. E. F. Ana Luisa Ramos da Silva, E. M. E. F. Neusona/Isabel Furtado) localizadas na Zona Sul do município de Macapá-AP, Brasil. Com o intuito de identificar a formação inicial, superior e continuada do professor com a chegada das TICs, realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa, de natureza descritiva e caráter não experimental. Desse modo, apresentou-se uma análise dos resultados obtidos a partir do questionário aplicado à uma população de 52 professores. Conclui-se que os professores das redes públicas, estadual e municipal, aprimoram seus conhecimentos participando de cursos de graduação, programas de formação e de projetos educativos que envolvam as TICs.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Ligia da Conceição Ferreira Martins, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Mestra em Ciências da Educação – UTIC, Especialista em Tecnologias na Educação – PUC – Rio e Graduada em Pedagogia – UNIFAP. 

Ana Marcela da Conceição Ferreira, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Mestranda em Ciências da Educação – UTIC, Especialista em Tecnologias na Educação – PUC – Rio e Graduação em Geografia - UNIFAP. 

Vitória de Cássia dos Santos Veras, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Mestra em Ciências da Educação – UTIC, Especialista em Fisioterapia Intensiva e Fisioterapia Traumato-ortopédica – FAVENI, Graduada em Fisioterapia – UNIP Manaus. 

Joice Flexa Oliveira, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

em Ciências da Educação – UTIC, Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura– IBPEX e graduada em Letras – Universidade Vale do Acaraú – UVA-AP. 

Josimara Brito de Souza, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Mestranda em Ciências da Educação –UTIC, Especialista em Educação Especial – Faculdade ATUAL; e Docência e Gestão no ensino superior– FATECH e graduada em Pedagogia – Universidade Vale do Acaraú – UVA-AP. 

Ana Paula da Conceição Ferreira, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Mestra em Ciências da Educação – UTIC, Especialista em Metodologia do Ensino Superior – SEAMA, Especialista em História e Cultura Africana e Afro-brasileira - ATUAL, Graduada em Pedagogia e História – UNIFAP. 

Referências

CARPIM, Lucymara. Formação continuada e a práticas pedagógicas do professor. In: Jacques de Lima Ferreira. (Org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. 1ed. v. 1, p. 73-85. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

CORRÊA, Barbara Raquel do Prado Gimenez; BEHRENS, Marilda Aparecida. Ser professor: teoria e prática numa nova visão paradigma. In: Jacques de Lima Ferreira. (Org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. 1ed. v. 1, p. 50-72. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

COSTA. Jandira Gomes da. A formação continuada do docente e as dificuldades na prática pedagógica. Revista Psicologia & Saberes. ISSN 2316-1124 V.8, N.10 2019. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/index.php/psicologia/article/view/935. Acessado em 08.02.2020.

FERREIRA, Jacques de Lima. (Org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. 1ed. V. 1, p.33-49. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

FIALHO, Neusa Nogueira; TORRES, Patricia Lupion. Recursos e práticas educacionais abertas: a busca por uma cultura compartilhada. In: Jacques de Lima Ferreira. (Org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. 1ed. v. 1, p. 113-132. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

FONSECA, Renata Pereira. PAIXÃO, Leonice Vieira de Jesus. TEIXEIRA, Jeisabelly Adrianne Lima. PAIXÃO, Nebson Escolástico da. SOARES, Cleiciane Faria. ROCHA, Kênia Luiza Ferreira. FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ATENDIMENTO NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: Análise de uma sala de recurso de uma escola do Município de Brasília de Minas – MG. Revista Psicologia & Saberes. ISSN 2316-1124 v. 8, n. 12, 2019. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/index.php/psicologia/article/view/1053. Acessado em 08.02.2020.

FREIRE FILHO, João; LEMOS, João Francisco de. Imperativos de conduta juvenil no século XXI: a “Geração digital” na mídia impressa brasileira. vol. 5 n 13 pag. 11-25. São Paulo: Revista Comunicação, Mídia e Consumo, 2008.

HOÇA, Liliamar; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Práticas pedagógicas na formação continuada de alfabetizadores. In: Jacques de Lima Ferreira. (Org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. 1ed. v. 1, p. 133-147. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

JUSTINO, Marinice Natal. Pesquisa e recursos didáticos na formação e prática docentes. Curitiba: InterSaberes, 2013.

MACHADO, Mércia Freire Rocha Cordeiro; MATOS, Elizete Lúcia Moreira. O planejamento e uso dos recursos didáticos tecnológicos no apoio às aulas expositivas. In: Jacques de Lima Ferreira. (Org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. 1ed. v. 1, p. 147- 170. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

MORI, Kátia Regina Gonçalves; MENEZES, Lígia Cristina Rubim. O desenvolvimento do trabalho colaborativo na formação de gestores escolares e coordenadores estaduais de educação para o uso das TICs. In: Anais do IX Workshop de informática na escola – WIE. 2003.

NÓVOA, Antônio. O espaço público de educação: imagnes, narrativas e dilemas. In Textos da Conferência Internacional Espaços de Educação. Tempos de Formação (pp. 237-276). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

OLIVEIRA, Fabiane Lopes de; BEHRENS, Marilda Aparecida. Práticas pedagógicas na formação continuada de alfabetizadores. In: Jacques de Lima Ferreira. (Org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. 1ed. v. 1, p. 268-297. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

PONTES, Edel Alexandre Silva. O Ato de Ensinar do Professor de Matemática na Educação Básica. Ensaios Pedagógicos, v. 2, n. 2, p. 109-115, 2018.

Downloads

Publicado

2020-04-19

Como Citar

Martins, A. L. da C. F. ., Ferreira, A. M. da C. ., Veras, V. de C. dos S. ., Oliveira, J. F. ., Souza, J. B. de ., & Ferreira, A. P. da C. . (2020). O professor e as TICs: da formação inicial à continuada. Revista Psicologia & Saberes, 9(17), 201–216. Recuperado de https://cesmac.emnuvens.com.br/psicologia/article/view/1218