Isomorfismo Básico Estrutural na Resolução de Problemas: A Similaridade entre a equação x+y+z=15, o Jogo da Velha e o Quadrado Mágico no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática

Autores

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de matemática. Estruturas isomorfas. Jogo da velha. Quadrados mágicos

Resumo

Diversos pesquisadores em Educação Matemática e áreas afins têm discutido alternativas pedagógicas que possam aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem de matemática nos diversos níveis de educação. Este estudo objetivou examinar a similaridade isomorfa entre uma equação matemática, o jogo da velha e o quadrado mágico de ordem três, permitindo extrair o máximo de questionamentos como sugestão para melhorar o ato de ensinar e o ato de aprender matemática. Entende-se que nosso trabalho está centralizado em oferecer uma sugestão pedagógica motivadora para ensinar e aprender matemática por meio de estruturas isomorfas, desenvolvendo nos alunos aptidões cognitivas para empregá-las eficientemente na sua vida cotidiana. Estudos futuros abrangendo a resolução de problemas isomorfos necessitam ser administrados em outros níveis de ensino para melhor perceber as causas e efeitos no processo de ensinar e aprender matemática

 

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Biografia do Autor

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas

Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Doutor em Ciências da Educação com ênfase no Ensino de Matemática pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) revalidação MEC/UFAL; Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Diretor-Geral do Instituto Federal de Alagoas - IFAL Campus Rio Largo e membro titular do Conselho Superior do Intituto Federal de Alagoas (CONSUP) . É professor (visitante) do curso de Mestrado em Matemática da Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) e do cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Matemática da Universidad San Carlos (USC). Editor-Chefe da Revista Científica Psicologia & Saberes (ISSN 2316-1124) e da RACE - Revista de Administração (ISSN 1806-0714). Membro do Conselho Editorial da Entre Aberta Revista de Extensão (ISSN 2446-9769). Membro do Conselho Científico da revista eletrônica Diversitas Journal (ISSN 2525-5215) e da revista Ciência, Consciência e Humanismo da Fundação Jayme de Altavilla (FEJAL). É consultor ad hoc de diversas revistas cientificas nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa do CNPQ denominado GALC na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins e do grupo de pesquisa Núcleo de Extensão e Pesquisa Estatística. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática e Estatística, com ênfase no Ensino e Aprendizagem de Matemática e Psicometria.

Edel Guilherme Silva Pontes, Universidade Estadual de Alagoas

Doutor em Educação pela Universidad de la Empresa (UDE), Diploma de Doutorado reconhecido pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPb). Graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é professor nível superior da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), do Centro Universitário CESMAC e da Faculdade SEUNE. Orientador dos programas de Mestrado e Doutorado das seguintes Universidades: Universidad de la Empresa (UDE-Uruguay), Universidad San Carlo (Paraguay) e Universidad San Lorenzo (Paraguay). Tem experiência nas seguintes áreas: Educação, Educação Matemática, Estatística, Probabilidades, Tecnologias e Meteorologia.

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Publicado

2020-04-09

Como Citar

Pontes, E. A. S., & Pontes, E. G. S. (2020). Isomorfismo Básico Estrutural na Resolução de Problemas: A Similaridade entre a equação x+y+z=15, o Jogo da Velha e o Quadrado Mágico no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática . Revista Psicologia & Saberes, 9(17), 31–38. Recuperado de https://cesmac.emnuvens.com.br/psicologia/article/view/1187