Isomorfismo Básico Estrutural na Resolução de Problemas: A Similaridade entre a equação x+y+z=15, o Jogo da Velha e o Quadrado Mágico no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática
Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem de matemática. Estruturas isomorfas. Jogo da velha. Quadrados mágicosResumo
Diversos pesquisadores em Educação Matemática e áreas afins têm discutido alternativas pedagógicas que possam aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem de matemática nos diversos níveis de educação. Este estudo objetivou examinar a similaridade isomorfa entre uma equação matemática, o jogo da velha e o quadrado mágico de ordem três, permitindo extrair o máximo de questionamentos como sugestão para melhorar o ato de ensinar e o ato de aprender matemática. Entende-se que nosso trabalho está centralizado em oferecer uma sugestão pedagógica motivadora para ensinar e aprender matemática por meio de estruturas isomorfas, desenvolvendo nos alunos aptidões cognitivas para empregá-las eficientemente na sua vida cotidiana. Estudos futuros abrangendo a resolução de problemas isomorfos necessitam ser administrados em outros níveis de ensino para melhor perceber as causas e efeitos no processo de ensinar e aprender matemática
Downloads
Referências
Biembengut, M. S., & Hein, N. (2003). Modelagem matemática no ensino. São Paulo.
Crowley, K., & Siegler, R. S. (1993). Flexible strategy use in young children's tic-tac-toe. Cognitive Science, 17(4), 531-561.
de Oliveira Santos, V., & de Almeida, V. L. (2018). Matemágica e Resolução de Problemas. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, 4(1), 147-162.
Krulik, S., & Reys, R. E. (1997). A resolução de problemas na matemática escolar. Atual.
Onuchic, L. D. L. R., & Allevato, N. S. G. (2011). Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema-Mathematics Education Bulletin, 73-98.
Pontes, E. A. S. (2018). O MODELO BINOMIAL E SUAS APLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. Revista Uniabeu, 11(29), 336-350.
Pontes, E. A. S. (2018). Modelo de ensino e aprendizagem de matemática baseado em resolução de problemas através de uma situação-problema. Revista Sítio Novo, 2(2), 44-56.
Pontes, E. A. S. (2019). Conceptual questions of a teacher about the teaching and learning process of mathematics in basic education. Research, Society and Development, 8(4), 784932.
Pontes, E. A. S. (2019). A Capacidade de Gerar Soluções Eficientes e Adequadas no Processo Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Psicologia & Saberes, 8(10), 193-205.
Selbach, S. et al. (2010). Matemática e Didática. Petrópolis: Vozes.
Sternberg, R. J. (2000). Psicologia cognitiva. Piccin.