Contextualizando as Potencialidades das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação

Autores

  • Josimara Brito de Souza Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Joice Flexa Oliveira Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Joana Darc Borges de Alcantara Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Ana Ligia da Conceição Ferreira Martins Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Ana Paula da Conceição Ferreira Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Vitória de Cássia dos Santos Veras Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Palavras-chave:

Aluno, Altas habilidades, superdotação, Visibilidade

Resumo

Este artigo apresenta uma abordagem temática direcionada às potencialidades das pessoas com altas habilidades/superdotação dentro do contexto escolar, tema este que apesar de sua importância, ainda apresenta pouca discussão, uma vez que grande parte dos profissionais desconhecem a existência desses alunos ou pelo menos, não sabem como identificá-los no espaço escolar. Tomaremos por base e aprofundamento teórico, os estudos de grandes autores como, Howard Gardner, Robert Sternberg e Renzulli. O objetivo da pesquisa é abordar, desmitificar e informar sobre o sujeito superdotado, talentoso, com altas habilidades, como costumam ser chamados, esse estudo está vinculado ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) como prática interdisciplinar e multiprofissional, a fim de proporcionar a aquisição de novas competências e habilidades a esse educando. É uma pesquisa que fundamenta seus estudos em bibliografias, análise de estudos já publicados, artigos científicos e revistas sobre a temática. Este trabalho consistiu em coletar dados levando em consideração as especificidades de cada discente com altas habilidades/superdotação, pois desta forma, é garantido a ele uma intervenção condizente com sua necessidade, visando assim, a melhoria e o aperfeiçoamento de suas potencialidades, assim como, é uma pesquisa   que  pode   cooperar com a ampliação e entendimento sobre o tema, que ainda demonstra uma discussão escassa e de pouca visibilidade, apresenta também grande relevância para as escolas, professores, gestores e pais.

 

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Publicado

2020-02-28

Como Citar

Souza, J. B. de ., Oliveira, J. F. ., Alcantara, J. D. B. de ., Martins, A. L. da C. F. ., Ferreira, A. P. da C. ., & Veras, V. de C. dos S. . (2020). Contextualizando as Potencialidades das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação. Revista Psicologia & Saberes, 9(15), 16–38. Recuperado de https://cesmac.emnuvens.com.br/psicologia/article/view/1156