O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2008 A 2018
DOI:
https://doi.org/10.3333/ps.v8i11.989Resumo
O presente artigo aborda sobre o atendimento educacional especializado realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais a partir de alguns estudos. Tendo como objetivo geral identificar o processo de implantação e o funcionamento das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) mediante os estudos realizados e como objetivos específicos buscar nas referencias como ocorreu este processo de implantação e de funcionamento; analisar o que os autores pesquisados apontam como desafios para este funcionamento e ainda avaliar as ações propostas pelos autores pesquisados. A pesquisa realizada norteou-se na seguinte questão investigativa: Será que as salas de recursos multifuncionais nos estudos realizados estão atendendo os alunos com deficiência nas suas várias dimensões? E ainda será que os professores da Sala de Recursos Multifuncionais possuem a formação necessária para realizar este atendimento? Para subsidiar a pesquisa foram selecionadas produções científicas que pudessem responder as questões norteadoras dessa pesquisa e possibilitar o cumprimento dos objetivos estabelecidos, pesquisas publicadas no recorte temporal de 2008 a 2018, sendo analisados trabalhos publicados no banco dados tese da CAPES e da Siello dos seguintes autores Silva (2009); Barreto (2008); Alves (2006), Oliveira (2008), Mendes (2012), Chiesa (2009), Oliveira (2008), Barreto (2009), Luna (2015). A pesquisa realizada foi de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa e de caráter exploratório, tendo em vista que estes aspectos metodológicos permitem uma análise descritiva e reflexiva da situação-problema observada. De forma geral, as pesquisas analisadas foram realizadas em mais de uma sala de recurso de mais de uma escola, sem, no entanto, abrangerem a totalidade das redes de ensino. A maioria das salas encontrava-se localizadas dentro de escolas regulares, sendo atendidos alunos da própria escola e das escolas do entorno, sendo este atendimento realizado no contraturno do aluno, vale destacar que uma pesquisa apontou o atendimento de alunos da EJA. Com relação a formação dos professores, todas as pesquisas apontam por uma formação de acordo com a política do AEE, existindo uma preocupação com a formação continuada destes profissionais.
Palavras chave: Sala de recurso multifuncional, funcionamento, ensino e aprendizagem.