O USO DA INTELIGENCIA EMOCIONAL: COMO FERRAMENTA DA GESTÃO PÚBLICA NA TOMADA DE DECISÕES

Autores

  • Eduardo Dias Leite Instituto Federal de Brasília
  • Maria Julineide Pereira da Silva Intituto Federal de Brasília
  • Pedro Henrique de Aguiar Pontes Intituto Federal de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v8i11.987

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal avaliar o uso da Inteligência Emocional como uma importante ferramenta na tomada de decisões do profissional contemporâneo. Possibilitando o entendimento de como o conceito do “ser inteligente” evoluiu depois da obra do psicólogo Daniel Goleman, que conseguiu disseminar para o mundo a ideia de que a inteligência para ser completa, deve levar em consideração as emoções. Trata-se de uma revisão bibliográfica sobre o tema Inteligência Emocional como ferramenta primordial nas tomadas de decisões dentro das organizações, onde apresentou as razões do porque cada vez mais as emoções vêm tomando um espaço maior no mundo corporativo e como os indivíduos que, hoje estão inseridos no mercado de trabalho, podem adquirir, desenvolver e praticar esta competência, de forma a favorecer seu desempenho profissional e suas decisões. Conclui-se que a Inteligência Emocional (IE) é de suma relevância no processo de tomada de decisão, para alavancar carreiras e para o desenvolvimento das organizações.

Palavras-chave: Inteligência Emocional; Tomada de Decisão; Competência.

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Publicado

2019-07-13

Como Citar

Leite, E. D., Silva, M. J. P. da ., & Pontes, P. H. de A. . (2019). O USO DA INTELIGENCIA EMOCIONAL: COMO FERRAMENTA DA GESTÃO PÚBLICA NA TOMADA DE DECISÕES. Revista Psicologia & Saberes, 8(11), 305–319. https://doi.org/10.3333/ps.v8i11.987