A LEITURA COMO PROPOSTA DIVERSIFICADA DAS PRÁTICAS SÓCIO-EDUCATIVAS DO ENSINO INFANTIL

Autores

  • Anabela Cardoso Freitas Universidad Tecnológica Intercontinental
  • Olívia Almeida Cunha SEMEC - PI

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v8i11.972

Resumo

Este artigo é um recorte da dissertação “A leitura na aprendizagem de crianças do 2º período da educação infantil, na cidade de Teresina: a leitura como proposta diversificada das práticas socioeducativas do ensino infantil”, da rede pública municipal de ensino, da cidade de Teresina, capital do Estado do Piauí/ Brasil. Com esse foco, esse trabalho versa sobre a questão da leitura diversificada em relação ao trabalho do professor, na área social e educativa para o desenvolvimento das práticas colaborativas e socializadoras para a aprendizagem dos alunos da educação infantil. A pesquisa teve o enfoque quantitativo, método objetivo, com nível de profundidade descritiva e não experimental, cujos dados foram mensurados através de análises estatísticas. As análises e resultados alcançados nos permitiu descrever que mesmo explorando textos, histórias que trabalham a sociabilidade, regras de convivência social, questões ou histórias que trabalham valores e cidadania, boas maneiras ou regras do “bem-viver” observamos na prática docente um conhecimento mais procedimental que teórico sobre concepções e formas de se trabalhar a leitura, com uma preocupação clara com os aspectos didáticos, cognitivos como a exploração do vocabulário, das letras e palavras.

 

Palavras-chave: Leitura. Aprendizagem. Práticas socioeducativas. Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-24

Como Citar

Freitas, A. C., & Cunha, O. A. (2019). A LEITURA COMO PROPOSTA DIVERSIFICADA DAS PRÁTICAS SÓCIO-EDUCATIVAS DO ENSINO INFANTIL. Revista Psicologia & Saberes, 8(11), 60–83. https://doi.org/10.3333/ps.v8i11.972