MANIFESTAÇÕES DO BULLYING NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.3333/ps.v8i10.957Resumo
O bullying representa um fenômeno que emerge a necessidade de discutir e problematizar a atual conjuntura da educação brasileira, sendo a escola o principal contexto onde esse fenômeno aparece, trazendo prejuízos para o agressor, a vítima e o espectador. As repercussões do bullying escolar apontam para o papel da escola em oportunizar uma convivência sábia entre os estudantes. O objetivo deste estudo foi analisar como o bullying se manifesta nas aulas de Educação Física. A metodologia foi de natureza qualitativa, do tipo descritivo. A amostra foi composta por três professores de Educação Física de uma escola privada de Maceió. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se uma entrevista semiestruturada, recorrendo a análise de conteúdo para analisar os dados. Os professores deixam claro que o bullying se manifesta a partir da raiva, da diferença ou do desempenho baixo do aluno, porém, a escola promove palestras de conscientização sobre o assunto e os professores abordam em suas aulas questões referentes ao tema. As aulas de Educação Física são atrativas para a manifestação do bullying, contudo é papel não só dos professores, mas dos pais e da instituição discutir sobre o tema e proporcionar estratégias de combate a esse fenômeno.
Palavras-chave: Bullying; Escola; Educação Física.