MANIFESTAÇÕES DO BULLYING NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Angela Souza Sales Universidad Tecnológica Intercontinental
  • Antônio Araújo Oliveira Universidad Tecnológica Intercontinental
  • João Gabriel Batista de Souza Universidad Tecnológica Intercontinental
  • Pedro Oscar Pimentel Araújo Universidad Tecnológica Intercontinental
  • Jussara Maria Barros da Silva Universidad Tecnológica Intercontinental
  • Rafael Vieira da Silva Universidad Tecnológica Intercontinental
  • Antônio Itamar dos Santos Universidad Tecnológica Intercontinental

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v8i10.957

Resumo

O bullying representa um fenômeno que emerge a necessidade de discutir e problematizar a atual conjuntura da educação brasileira, sendo a escola o principal contexto onde esse fenômeno aparece, trazendo prejuízos para o agressor, a vítima e o espectador. As repercussões do bullying escolar apontam para o papel da escola em oportunizar uma convivência sábia entre os estudantes. O objetivo deste estudo foi analisar como o bullying se manifesta nas aulas de Educação Física. A metodologia foi de natureza qualitativa, do tipo descritivo. A amostra foi composta por três professores de Educação Física de uma escola privada de Maceió. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se uma entrevista semiestruturada, recorrendo a análise de conteúdo para analisar os dados. Os professores deixam claro que o bullying se manifesta a partir da raiva, da diferença ou do desempenho baixo do aluno, porém, a escola promove palestras de conscientização sobre o assunto e os professores abordam em suas aulas questões referentes ao tema. As aulas de Educação Física são atrativas para a manifestação do bullying, contudo é papel não só dos professores, mas dos pais e da instituição discutir sobre o tema e proporcionar estratégias de combate a esse fenômeno.

Palavras-chave: Bullying; Escola; Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-09

Como Citar

Sales, A. S., Oliveira, A. A. ., Souza, J. G. B. de ., Araújo, P. O. P. ., Silva, J. M. B. da ., Silva , R. V. da ., & Santos, A. I. dos . (2019). MANIFESTAÇÕES DO BULLYING NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Psicologia & Saberes, 8(10), 310–313. https://doi.org/10.3333/ps.v8i10.957