ASPECTOS DO ENSINO FORMAL PARA O RESGATE DA BAGAGEM CULTURAL DO ALUNO DA ESCOLA PAULO FREIRE

Autores

  • Diana Socorro Leal Barreto Universidad Tecnológica Intercontinental
  • Maria de Fátima Soares Ferreira Universidad Tecnológica Intercontinental
  • Gilson Laurentino da Silva Universidad Tecnológica Intercontinental

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v8i10.876

Resumo

Este artigo trata sobre aspectos do ensino formal para o resgate da bagagem cultural do aluno da escola Paulo Freire. O tipo de pesquisa é de abordagem e enfoque quantitativa, de nível descritivo. O estudo foi uma pesquisa de campo. Como técnica utilizou-se a enquete e como instrumento  se aplicou um questionário dicotômico estruturado fechado. O desenho de  investigação foi não experimental. A população da pesquisa atinge 30 alunos e 10 professores, sendo que a amostra foi de 40 pessoas entre professores e  alunos que trabalham e estudam na escola, pela amostragem aleatoria simples, com um nível de exigência de 95% de confiança e margen de erro 5%.  Definiu-se como objetivo geral dessa pesquisa: analisar se os professores da escola pública Paulo Freire/Amapá-Brasil adotam como um dos pressupostos para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem a bagagem cultural do aluno. Os resultados apontaram que os professores parcialmente consideram a Bagagem cultural do aluno como eixo para o processo ensino aprendizagem, mas reconhecem a necessidade de se trabalhar com o conhecimento prévio do mesmo. Quanto aos alunos esses demonstraram nas suas respostas que os professores levam em conta no desenvolvimento das aulas os pressupostos de uma educação diferenciada ao promover aulas dialogadas e mobilizar para o estudo de temas considerados emblemáticos na sociedade.

 

Palavras chaves:Bagagem, resgate, cultura, conhecimento prévio

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-02-17

Como Citar

Barreto, D. S. L., Ferreira, M. de F. S., & Silva, G. L. da. (2019). ASPECTOS DO ENSINO FORMAL PARA O RESGATE DA BAGAGEM CULTURAL DO ALUNO DA ESCOLA PAULO FREIRE. Revista Psicologia & Saberes, 8(10), 124–136. https://doi.org/10.3333/ps.v8i10.876