OS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO DE MIRANTE DO PARANAPANEMA DO ESTADO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.3333/ps.v7i8.774Palavras-chave:
Tecnologia de Informação e Comunicação, Abordagem Construcionista, Aprendizagem Significativa, Formação Continuada de Professores, Matemática.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como recurso auxiliar nas aulas de matemática, especificamente no processo de ensino. Assim, o presente trabalho refletiu sobre a utilização das TICs visando melhorar o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem nas escolas pública do Município de Mirante do Paranapanema - SP. Para tanto, recorreu-se, como pressuposto teórico, a estudos sobre ensino e aprendizagem, processos de formação de professores de matemática, assim como teorias sobre Infomática Aplicada á Educação. A metodologia utilizada na pesquisa constou de punho qualitativa, devido à sua abrangência e à vantagem de proporcionar ao pesquisador o contato direto com o ambiente e com a situação que está investigando. Com os resultados levantados , conclui-se que a utilização de recursos da infomáica em sala de aula é orientada pelo paradigma instrucionista, em que o computador é usado apenas como uma máquina de ensinar. Com essa constatação, apontou-se a necessidade de investir na formação dos professores para utilização adequada e eficiente do computador e de seus recursos de acordo com o paradigma construcionista, aplicando-os de modo contextualizado e significativo. Mediante a este contexto, entendemos como necessidade formar o professor de tal forma que o aluno seja considerado o construtor do conhecimento e o professor mediador da aprendizagem. Concluímos que alunos e professores tem consciência de que os recursos tecnológicos tornam as aulas desafiadoras e significativas. No entanto, a fragmentação da formação continuada dificulta a implementação efetiva das TICs em sala de aula.
Palavras-chave:
Downloads
Referências
ALMEIDA, M.E.B. Informática na Educação: diretrizes para uma formação reflexiva de professores. (1996). Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC/SP. São Paulo.
BARANAUSKAS, M. C. C. et al. Uma taxonomia para ambientes de aprendizagem baseados no computador. In: VALENTE, J. A. (org.). O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas: Gráfica Central da UNICAMP, 1993. p. 49-87. Cap. 3.
BARRETO, R. G. A presença das tecnologias. In: FERRAÇO, C.E. (Org.) Cotidiano escolar, formação de professores (as) e currículo. São Paulo: Cortez, 2005.
BOGDAN, Roberto C. e BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1a. a 4a. série). Brasília.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: E.P.U, 1995.
NEVES, Fernando H. As Tecnologias da Informação e o Ensino de Matemática na Escola Pública: práticas presentes e perspectivas futuras.2012. 110f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Universidade San Carlos, Assunção – PY, 2012.
NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. In: __. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p.15 – 34.
PAPERT, S. Computadores e Culturas do computador. In. ______. LOGO: computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 35 – 57.
SCHLÜNZEN, E. T. M. Mudanças nas Práticas Pedagógicas do Professor: criando um Ambiente Construcionista, Contextualizado e Significativo para Crianças com Necessidades Especiais Físicas. (2000). tese (Doutorado em Educação – Currículo). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC/SP. São Paulo.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr. nº 13 edição 2000.
TEDESCO, J.C. O novo pacto educativo: educação, competitividade e cidadania na sociedade moderna. São Paulo: África, 1998.
VALENTE, J. A. Análise de Diferentes tipos de Software usados na Educação. In: VALENTE, J. A. (org.) O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas: Gráfica Central da UNICAMP, 1993. p. 88-110. cap 4.
VALENTE, José Armando. A espiral da aprendizagem e as tecnologias da informação e comunicação: Repensando conceitos. In: JOLY, M.C.R.A.(org). A tecnologia no Ensino: Implicações para a aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. p. 15-37.