OS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO DE MIRANTE DO PARANAPANEMA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Fernando Henrique Neves Universidade San Carlos Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v7i8.774

Palavras-chave:

Tecnologia de Informação e Comunicação, Abordagem Construcionista, Aprendizagem Significativa, Formação Continuada de Professores, Matemática.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como recurso auxiliar nas aulas de matemática, especificamente no processo de ensino. Assim, o presente trabalho refletiu sobre a utilização das TICs visando melhorar o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem nas escolas pública do Município de Mirante do Paranapanema - SP. Para tanto, recorreu-se, como pressuposto teórico, a estudos sobre ensino e aprendizagem, processos de formação de professores de matemática, assim como teorias sobre Infomática Aplicada á Educação. A metodologia utilizada na pesquisa constou de punho qualitativa, devido à sua abrangência e à vantagem de proporcionar ao pesquisador o contato direto com o ambiente e com a situação que está investigando. Com os resultados levantados , conclui-se que a utilização de recursos da infomáica em sala de aula é orientada pelo paradigma instrucionista, em que o computador é usado apenas como uma máquina de ensinar. Com essa constatação, apontou-se a necessidade de investir na formação dos professores para utilização adequada e eficiente do computador e de seus recursos de acordo com o paradigma construcionista, aplicando-os de modo contextualizado e significativo. Mediante a este contexto, entendemos como necessidade formar o professor de tal forma que o aluno seja considerado o construtor do conhecimento e o professor mediador da aprendizagem. Concluímos que alunos e professores tem consciência de que os recursos tecnológicos tornam as aulas desafiadoras e significativas. No entanto, a fragmentação da formação continuada dificulta a implementação efetiva das TICs em sala de aula.

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Biografia do Autor

Fernando Henrique Neves, Universidade San Carlos Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos (USC), Assunção, Paraguai. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos (USC), Assunção, Paraguai. Licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências  e Letras de Presidente Venceslau – (FAFIPREV). Graduado em Pedagogia pela Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo (UCESP). Professor de Educação Básica na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Diretor de Escola na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 

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Publicado

2018-07-09

Como Citar

Neves, F. H. (2018). OS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO DE MIRANTE DO PARANAPANEMA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Revista Psicologia & Saberes, 7(8), 95–109. https://doi.org/10.3333/ps.v7i8.774