A IMPLICAÇÃO DAS EMOÇÕES NO INÍCIO DA VIVÊNCIA HOSPITALAR EM GRADUANDOS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Mara Cristina Ribeiro Centro Universitário CESMAC Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas http://orcid.org/0000-0001-6963-8158
  • Rebeca de Oliveira Lessa
  • Gabriel Fortes Cavalcanti de Macêdo

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v5i6.764

Palavras-chave:

Emoções, Estudantes de Enfermagem, Processos de Enfermagem, Enfermagem Prática.

Resumo

O ensino prático assistencial no currículo de enfermagem é de extrema importância por apresentar ao discente a realidade profissional. A formação pretende garantir a capacitação dos acadêmicos em relação à autonomia e discernimento para assegurar a integralidade e a humanização da assistência. Assim, é necessário discutir o estado emocional do acadêmico, dentro e fora do ambiente hospitalar. O estudo pretendeu descrever a implicação do início da vivência hospitalar no surgimento de emoções conflitantes em graduandos de enfermagem. Trata-se de estudo qualitativo, exploratório e de campo que desenvolveu 10 entrevistas semiestruturada com acadêmicos do curso de enfermagem de uma universidade pública. As falas foram analisadas e interpretadas por meio da Análise Temática. Os resultados apontam que as primeiras experiências práticas no campo hospitalar provocam uma série de emoções que pode beneficiar a formação do discente ou prejudica-la. A forma de lidar como este aspecto pelo estudante, pelos docentes e pela instituição de ensino aparece como fator essencial na formação de profissionais mais bem preparados. Conclui-se que o aprofundamento de estudos dessa temática pode possibilitar a criação de estratégias que transformem situações negativas detectadas em possibilidades de qualificação do processo ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Mara Cristina Ribeiro, Centro Universitário CESMAC Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Membro Titular da Academia Alagoana de Educação, possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (1996) e especialização em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (2002). Concluiu o Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica (2005) e o Doutorado em Ciências (2012) na Universidade de São Paulo, ambos com linha de pesquisa em Políticas e Práticas em Saúde Mental. É Professora Titular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e Professora Titular do Programa de Mestrado Profissional de Pesquisa em Saúde do Centro Universitário CESMAC.

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Publicado

2016-11-14

Como Citar

Ribeiro, M. C., Lessa, R. de O., & Macêdo, G. F. C. de. (2016). A IMPLICAÇÃO DAS EMOÇÕES NO INÍCIO DA VIVÊNCIA HOSPITALAR EM GRADUANDOS DE ENFERMAGEM. Revista Psicologia & Saberes, 5(6), 82–97. https://doi.org/10.3333/ps.v5i6.764