O SABER E O FAZER MATEMÁTICO: UM DUETO ENTRE A TEORIA ABSTRATA E A PRÁTICA CONCRETA DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.3333/ps.v5i6.734Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Saber Matemático, Fazer Matemático.Resumo
Diante de todo avanço tecnológico e cientifico do mundo moderno, um conhecimento tornou-se essencial para compreender toda essa evolução da humanidade: o Saber e o Fazer Matemático. O saber matemático tem seu inicio contemplado nas primeiras experiências da criança na escola, a educação infantil tem um papel extremamente desafiador em motivar seus aprendizes para compreender intuitivamente as primeiras noções de matemática. O fazer matemático é uma consequência imediata, ora da intuição aguçada do indivíduo, ora do conhecimento adquirido pelo saber matemático na escola. Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas concepções teóricas entre o saber matemático e o fazer matemático, de maneira a criar mecanismos para o fortalecimento do ensino de matemática na educação básica, como para converter a escola do século XXI em um modelo adaptável para os desafios do mundo moderno.
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