O SABER E O FAZER MATEMÁTICO: UM DUETO ENTRE A TEORIA ABSTRATA E A PRÁTICA CONCRETA DE MATEMÁTICA

Autores

  • Edel Alexandre Silva Pontes Instituto Federal de Alagoas http://orcid.org/0000-0002-9782-8458
  • Edel Guilherme Silva Pontes Universidade Estadual de Alagoas Centro Universitário CESMAC
  • Robespierre Cocker Gomes da Silva Universidad San Carlos - PY
  • Venancio Quissumbi Junior Universidad San Lorenzo

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v5i6.734

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Saber Matemático, Fazer Matemático.

Resumo

Diante de todo avanço tecnológico e cientifico do mundo moderno, um conhecimento tornou-se essencial para compreender toda essa evolução da humanidade: o Saber e o Fazer Matemático. O saber matemático tem seu inicio contemplado nas primeiras experiências da criança na escola, a educação infantil tem um papel extremamente desafiador em motivar seus aprendizes para compreender intuitivamente as primeiras noções de matemática. O fazer matemático é uma consequência imediata, ora da intuição aguçada do indivíduo, ora do conhecimento adquirido pelo saber matemático na escola. Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas concepções teóricas entre o saber matemático e o fazer matemático, de maneira a criar mecanismos para o fortalecimento do ensino de matemática na educação básica, como para converter a escola do século XXI em um modelo adaptável para os desafios do mundo moderno.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas

Departamento de Matemática do IFAL. Doutor em Ciências da Educação (Ensino de matemática), Mestre em Estatística, Licenciado em Matemática.

Referências

BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella; VASCONCELOS, Mario Sergio. Significação e sentimentos dos alunos quando erram na matemática. Psicologia educacional. São Paulo, n. 38, p. 63-71, jun. 2014.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BOEKAERTS, Monique. Motivação para aprender. 2002.

CARVALHO, Dione L. de. Metodologia do ensino de matemática. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2000.

CHARLOT, B. Os jovens e o saber: perspectivas mundiais. (F. Murad, trad.). Porto Alegre: Artmed, 2001.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

CHEVALLARD, Yves. Estudar matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Ática, 1994.

PIAGET, J. A psicologia. 2. Ed. Lisboa: Livraria Bertrand, 1973.

PONTES, Edel A. S. HIPERMAT – Hipertexto Matemático: Uma ferramenta no ensino-aprendizagem da matemática na educação básica. Psicologia & Saberes, v. 2, n. 2, 2013.

PONTES, Edel G. S. Tecnologias para o aprendizado da estatística e probabilidades em cursos de nível superior. Maceió: QGráfica, 2012.

SELBACH, Simone et al. Matemática e Didática. Petrópolis: Vozes, 2010.

SILVA, Veleida A. da. Relação com o saber na aprendizagem matemática: uma contribuição para a reflexão didática sobre as práticas educativas. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, 2008.

SILVA, Veleida, A. da. Por que e para que aprender a matemática? A relação da matemática dos alunos de séries iniciais. São Paulo: Cortez, 2009.

SILVA, Vilma C. da; MOURA, Francisco de A. A relação com o saber e suas implicações no desempenho escolar em matemática. Estilos clin., São Paulo , v. 16, n. 2, p. 442-459, dez. 2011 .

VELHO, Eliane Maria Hoffmann; DE LARA, Isabel Cristina Machado. O Saber Matemático na Vida Cotidiana: um enfoque etnomatemático. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 4, n. 2, p. 03-30, 2011.

Downloads

Publicado

2016-12-10

Como Citar

Pontes, E. A. S., Pontes, E. G. S., Gomes da Silva, R. C., & Quissumbi Junior, V. (2016). O SABER E O FAZER MATEMÁTICO: UM DUETO ENTRE A TEORIA ABSTRATA E A PRÁTICA CONCRETA DE MATEMÁTICA. Revista Psicologia & Saberes, 5(6), 23–31. https://doi.org/10.3333/ps.v5i6.734