INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO DIDÁTICO NO CURSO DE MECÂNICA NO IFAL / CAMPUS MACEIÓ
DOI:
https://doi.org/10.3333/ps.v5i6.731Palavras-chave:
Informática, ensino, recurso didático.Resumo
O anseio de inclusão do uso das tecnologias no ensino profissionalizante surge baseado da necessidade que os docentes têm em desenvolver um conjunto de atividades com interesse didático-pedagógico. O objetivo desta pesquisa é descrever como se implementa a informática no curso técnico de Mecânica no Instituto Federal de Alagoas. A abordagem metodológica utilizada consistiu inicialmente de uma revisão da literatura com abordagem de teorias e/ou conceitos que fundamentam o trabalho, em seguida foi aplicado um questionário aberto e fechado aos professores que lecionam no curso técnico de mecânica, modalidade subsequente do IFAL, no ano de 2012. Os resultados apontam que o uso do computador como recurso didático pedagógico tem a finalidade de promover a quebra de paradigmas. Sua utilização deve ser planejada para garantir a coerência nas estratégias de ensino empregadas e aproveitar seu potencial para facilitar o aprendizado e tornar as informações mais acessíveis.
Downloads
Referências
CARVALHO, Maria Cecília Maringoni. Construindo o saber: Metodologia científica – fundamentos e técnicas. Campinas, SP: Papirus, 2010.
GALHARDO, Daniela Uchôa. Curso de pedagogia FE/UFG: usos e desusos do computador e da internet. Goiânia, Goiás, 2008.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
MEC - Informática Aplicada à educação, Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/infor_aplic_educ.pdf> . Acesso em 10/01/2010.