LUDICIDADE E MATEMÁTICA: UM NOVO OLHAR PARA APRENDIZAGEM

Autores

  • Luciano Martins da Silva Universidad San Carlos - PY

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v4i5.726

Resumo

O presente artigo pretende mostrar os benefícios da prática lúdica aliada à educação como forma de desenvolvimento cognitivo para os alunos. O problema a ser esclarecido no mesmo é identificar quais os benefícios a prática da ludicidade apresenta aliada a Educação. Este tem como objetivo principal, verificar a importância do ato de brincar para o desenvolvimento do alunado. Para alguns estudiosos no assunto é no brincar que o aprendente encontra a possibilidade de desenvolver a criatividade, a expressividade e a comunicação por meio de desejos, preferências, na manipulação dos objetos. O brincar aliado à educação, constitui uma grande parceria que apresenta como objetivo primordial, a construção de saberes nas etapas do caminho a ser percorrido pelo educando. Especificamente, a utilização da ludicidade mostra-se essencial na prática pedagógica da Educação, por necessitar de uma aprendizagem significativa a seu público alvo. Dessa forma, a primeira parte do material exposto, aborda diversos olhares sobre o brincar enquanto instrumento de expressão, exibindo seu conceito e evolução histórica, destacando sua importância no desenvolvimento humano. O alicerce do saber de qualquer indivíduo, salientando a importância da ludicidade na prática educativa e no desenvolvimento cognitivo, realçando pormenores referentes às questões interligadas ao conhecimento produzido através da interação do aluno com a ludicidade, além do papel do docente nesse processo. Por fim, o trabalho confirma a importância da ludicidade na educação, como parte essencial do trajeto de evolução, capacitando e influenciando o ser humano no despertar de suas potencialidades físicas, afetivas e emocionais.

 

Palavras-Chaves: Aprendizagem; estratégias; ludicidade; matemática.

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Publicado

2018-01-18

Como Citar

da Silva, L. M. (2018). LUDICIDADE E MATEMÁTICA: UM NOVO OLHAR PARA APRENDIZAGEM. Revista Psicologia & Saberes, 4(5), 10–22. https://doi.org/10.3333/ps.v4i5.726