ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR DISCENTES DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: PERSPECTIVA DOS USUÁRIOS

Autores

Palavras-chave:

Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Atenção Primária em Saúde, Terapia Ocupacional

Resumo

Resumo: As equipes de Núcleos de Apoio à Saúde da Família desenvolvem diferentes estratégias para um cuidado mais integral à saúde dos(as) usuários(as) do Sistema Único de Saúde. Este artigo tem como objetivo colaborar na identificação e descrição de atividades desenvolvidas por discentes de terapia ocupacional nas equipes e-Multi, na perspectiva dos(as) usuários(as). O embasamento teórico que alicerçou o estudo foi o Método Terapia Ocupacional Dinâmica. Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter exploratório com a realização de três grupos focais, totalizando 24 participantes, que mantiveram assiduidade nos grupos de atividades desenvolvidos pelos(as) estudantes no período de, no mínimo, um ano. Para análise das informações, foram realizadas transcrições sequenciais, transcrições integrais e construção de mapas dialógicos, utilizando-se dos temas/categorias identificadas. A partir das falas dos(as) usuários(as), as atividades foram identificadas e discriminadas em: atividades de educação em saúde, atividades de estimulação cognitiva; atividades comemorativas; atividades externas; práticas corporais e oficinas terapêuticas. Considera-se que a identificação e descrição das atividades terapêuticas ocupacionais desenvolvidas pelos(as) estagiários(as), a partir dos discursos dos(as) usuários(as), podem auxiliar no planejamento da prática discente e construção de objetivos mais claros na intervenção terapêutica ocupacional.

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Biografia do Autor

Mara Cristina Ribeiro, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Graduação em Terapia Ocupacional pela USP. Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica e Doutorado em Ciências pela USP. É Professora Titular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família RENASF/UNCISAL e Programa de Pós-Graduação em Educação Especial UNCISAL/UFAL.

Amanda Karol da Silva Generino, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Especialização em Tecnologia Assistiva pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Mestrado em Ensino em Saúde (UFAL)

Sergio Seiji Aragaki, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Psicologia pela UNESP- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, especialização na área de saúde mental pela Universidade Federal de São Paulo, mestrado e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente no curso de graduação em Medicina e do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas.

Aline Gabriela Silva Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Enfermeira pela Universidade Federal de Alagoas. Pós-graduada na modalidade Residência Integrada Multiprofissional em Saúde - do Adulto e Idoso, pela Universidade Federal de Alagoas. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da RENASF/FIOCRUZ/Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Bárbara Patrícia da Silva Lima, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Fonoaudióloga, graduada pela UNCISAL. Mestra em Ensino na Saúde pela UFAL.  Doutorado em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunta da UNCISAL. Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da RENASF/Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Emanuele Mariano de Souza Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Terapeuta Ocupacional. Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe.
Docente do Mestrado em Educação Especial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas , Brasil

Thiago José Matos Rocha, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Doutor em Inovação Terapêutica pela UFPE. Mestre em Medicina Tropical pela UFPE.  Graduado em Farmácia e Licenciado em Ciências Biológicas, ambos pelo Centro Universitário Cesmac.Professor Adjunto de Parasitologia Humana da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Docente  no Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde e Tecnologia (MEST/Uncisal) e no Programa de Pós-graduação Profissional em Saúde da Família da RENASF/UNCISAL.

Kristiana Cerqueira Mousinho , Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFPE e graduação em Farmácia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC-2000). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e Professora Titular III do Centro Universitário CESMAC. Docente dos Mestrados Pesquisa em Saúde CESMAC e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da RENASF/UNCISAL.

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Publicado

2025-08-29

Como Citar

Cristina Ribeiro, M., Karol da Silva Generino, A., Seiji Aragaki, S., Gabriela Silva Santos, A., Patrícia da Silva Lima, B., Mariano de Souza Santos, E., … Cerqueira Mousinho , K. (2025). ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR DISCENTES DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: PERSPECTIVA DOS USUÁRIOS. Revista Psicologia & Saberes, 14(1). Recuperado de https://cesmac.emnuvens.com.br/psicologia/article/view/1828