Comunicação e cultura em empresas familiares do ramo escolar
Palavras-chave:
comunicação, cultura organizacional, empresa familiarResumo
Resumo
O objetivo do trabalho foi investigar o alinhamento da comunicação da escola em relação a seus valores culturais declarados formal ou informalmente. Foram pesquisadas quatro escolas do Rio de Janeiro e entrevistadas 14 de suas lideranças. Para análise dos resultados, foi utilizado o método de análise de conteúdo. Da análise, emergiram várias categorias. Tendo em vista os objetivos deste trabalho, serão apresentadas as seguintes categorias: premissas e valores e artefatos da cultura. A análise dos resultados revelou que a família empresária pode ser um fator de coesão cultural para essas organizações. O papel do líder, os vínculos afetivos que constrói e a forma como faz sua comunicação são fatores preponderantes.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2024-11-07
Como Citar
Porto Loureiro, S., & Féres-Carneiro, T. (2024). Comunicação e cultura em empresas familiares do ramo escolar. Revista Psicologia & Saberes, 13(2). Recuperado de https://cesmac.emnuvens.com.br/psicologia/article/view/1731
Edição
Seção
Artigos