AURICULOTERAPIA E A SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

Palavras-chave:

Saúde Mental, Auriculoterapia, Terapia Complementar, Estudantes

Resumo

A Saúde Mental dos estudantes se constitui como um fator de vulnerabilidade em seu processo de ensino-aprendizagem, além dos aspectos relacionais que envolvem a relação do sujeito no contexto da formação. Há estudos que constataram efeitos positivos da auriculoterapia, no cuidado dos sintomas relativos ansiedade, depressão, estresse e distúrbios do sono. Diante desse contexto, a técnica apresenta um crescimento favorável, tendo em vista que a população procura por tratamentos complementares que sejam indolores, não invasivos e que não necessitem de medicação. A pesquisa objetivou descrever a importância da auriculoterapia no contexto do tratamento da saúde mental de estudantes e compreender os preceitos teóricos acerca da auriculoterapia no contexto do tratamento da Saúde Mental de estudantes a partir da análise das evidências científicas presentes na literatura. Trata-se de um Estudo de Revisão Integrativa realizado em nove artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão definidos. Os resultados apontaram que, nas últimas décadas, tem havido um aumento de interesse na auriculoterapia como método não farmacológico baseado  na  medicina tradicional chinesa (MTC) para o tratamento de transtornos mentais, dentre eles destacam-se ansiedade e depressão.  A maioria dos estudos incluídos nesta revisão  baseou-se em métodos de pesquisa quantitativos. Para promover ainda mais a Saúde Mental, recomenda-se a realização de mais estudos qualitativos, a fim de compreender as experiências das pessoas com o cuidado da auriculoterapia. Desta forma, é essencial realizar novas pesquisas que se concentrem nestas áreas para obter mais evidências científicas sobre a eficácia da auriculoterapia como ferramenta terapêutica suplementar para melhorar o bem-estar mental.

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Biografia do Autor

Renata Guerda de Araújo Santos, Centro Universitário Cesmac

Psicóloga, mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui Residência em Saúde da Família pela Universidade Federal do Vale do São Francisco e graduação em Psicologia pela UFAL. Desenvolve trabalhos na área de Educação Permanente - Formação para o Sistema Único de Saúde e atua principalmente nas temáticas: Estratégia Saúde da Família, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Saúde Mental e Formação em Psicologia. Atualmente é professora no curso de graduação em Psicologia e professora colaboradora no Mestrado Profissionalizante de Pesquisa em Saúde no Centro Universitário CESMAC. Integrante do Grupo de Pesquisa: Psicologia Discursiva, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).Vice-presidente da Regional Nordeste da Associação Brasileira de Psicologia Social (Gestão 2011-2012).

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Publicado

2024-02-09

Como Citar

Duarte Amorim Costa, A., Cerqueira Mousinho, K., Soares Ferreira, S. M., Souza Costa Júnior, R., Alves da Silva, W., de Araújo Santos, R. G., & Patrícia da Silva Lima, B. (2024). AURICULOTERAPIA E A SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Psicologia & Saberes, 13(1). Recuperado de https://cesmac.emnuvens.com.br/psicologia/article/view/1582