AURICULOTERAPIA E A SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES: REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
Saúde Mental, Auriculoterapia, Terapia Complementar, EstudantesResumo
A Saúde Mental dos estudantes se constitui como um fator de vulnerabilidade em seu processo de ensino-aprendizagem, além dos aspectos relacionais que envolvem a relação do sujeito no contexto da formação. Há estudos que constataram efeitos positivos da auriculoterapia, no cuidado dos sintomas relativos ansiedade, depressão, estresse e distúrbios do sono. Diante desse contexto, a técnica apresenta um crescimento favorável, tendo em vista que a população procura por tratamentos complementares que sejam indolores, não invasivos e que não necessitem de medicação. A pesquisa objetivou descrever a importância da auriculoterapia no contexto do tratamento da saúde mental de estudantes e compreender os preceitos teóricos acerca da auriculoterapia no contexto do tratamento da Saúde Mental de estudantes a partir da análise das evidências científicas presentes na literatura. Trata-se de um Estudo de Revisão Integrativa realizado em nove artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão definidos. Os resultados apontaram que, nas últimas décadas, tem havido um aumento de interesse na auriculoterapia como método não farmacológico baseado na medicina tradicional chinesa (MTC) para o tratamento de transtornos mentais, dentre eles destacam-se ansiedade e depressão. A maioria dos estudos incluídos nesta revisão baseou-se em métodos de pesquisa quantitativos. Para promover ainda mais a Saúde Mental, recomenda-se a realização de mais estudos qualitativos, a fim de compreender as experiências das pessoas com o cuidado da auriculoterapia. Desta forma, é essencial realizar novas pesquisas que se concentrem nestas áreas para obter mais evidências científicas sobre a eficácia da auriculoterapia como ferramenta terapêutica suplementar para melhorar o bem-estar mental.
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