B.F SKINNER VAI AO CINEMA:

uma breve análise fílmica de "O show de Truman" (1998) baseada em uma perspectiva behaviorista

Autores

Palavras-chave:

Audiovisualidades, Behaviorismo Radical, Ciência, Cinema, Comportamento, Filme, Skinner, B.F

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma breve análise do filme O show de Truman (1998) a partir do arcabouço teórico do behaviorismo radical de B.F Skinner em seu deslocamento para o arquivo fílmico. Para a construção dessa análise, propomos a construção de uma metodologia específica, delineada em forma de etapas. Inicialmente, foi realizada a seleção do filme seguidamente da demarcação estruturada e organizada de algumas configurações deste: Nome do filme, ano e a quantidade de horas, minutos e segundos dele. Feito isso, o arquivo fílmico foi encarado enquanto uma unidade constituída em um espaço-temporal marcado pela quantidade de horas, minutos e segundos. Assim, em nosso deslocamento teórico, todo o espaço-temporal foi compreendido a partir do modelo de seleção por consequências proposto por Skinner e seus três níveis de seleção: 1) filogenético, 2) ontogenético e 3) cultural. Acerca do primeiro, no arquivo fílmico, foi observado, sobretudo, as expressões emocionais, entendendo-as como inatas. No segundo e mais importante para a análise, pensamos o desenvolvimento ontogenético dos personagens do arquivo fílmico de acordo com os marcadores espaço-temporais; neste caso, as horas e minutos. E, no último, os aspectos grupais. Enfim, a análise foi exposta da seguinte forma: primeiro foi feito um breve resumo sobre o enredo, a temática e o drama que é abordado prosseguindo da análise propriamente dita de sete recortes cênicos. Em suma, o presente artigo tornou possível pensar o arquivo fílmico enquanto uma fonte para a investigação de uma ciência do comportamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuel Santos de Araujo Filho, Universidade Salvador (UNIFACS)

Acadêmico do curso de Psicologia  da Escola de Ciências da Saúde e Bem-estar da Universidade Salvador - Laureate International Universities (UNIFACS), Feira de Santana – BA. Membro do Núcleo de Estudos em Comportamento, Filosofia e Psicanálise (NECOFIP).

Gabriela de Lima Cerqueira, Universidade Salvador (UNIFACS)

Acadêmica do curso de Psicologia  da Escola de Ciências da Saúde e Bem-estar da Universidade Salvador - Laureate International Universities (UNIFACS), Feira de Santana – BA. Membro do Núcleo de Estudos em Comportamento, Filosofia e Psicanálise (NECOFIP).

Gabriel Costa dos Santos Chaves, Universidade Salvador (UNIFACS)

Acadêmico do curso de Psicologia  da Escola de Ciências da Saúde e Bem-estar da Universidade Salvador - Laureate International Universities (UNIFACS), Feira de Santana – BA. Membro do Núcleo de Estudos em Comportamento, Filosofia e Psicanálise (NECOFIP).

Rodrigo Barbosa Nascimento, Universidade Salvador (UNIFACS)

Acadêmico do curso de Psicologia  da Escola de Ciências da Saúde e Bem-estar da Universidade Salvador - Laureate International Universities (UNIFACS), Feira de Santana – BA. Membro Chefe do Núcleo de Estudos em Comportamento, Filosofia e Psicanálise (NECOFIP).

Referências

Baum. M. W. (2008). Compreender o behaviorismo: Comportamento, Cultura e Evolução. (2ª ed.) (M. T. A. Silva & M. A. Matos & G. Y. Tomanari, Trad) Porto Alegre: Artmed. (Obra original publicada em 2005)

Darwin, C. (2009). A origem das espécies. (A. Afonso, Trad.). Leça da Palmeira: Planeta vivo. (Obra original publicada em 1859)

Garcez, A. D. R. & Eisenberg, Z. (2011). Produção e análise de vídeogravações em pesquisas qualitativas. Educação e Pesquisa, 37(2), 249-261. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000200003

Harré, R. (2009). Grandes pensadores em psicologia. (L.S.Gomes & S. Spada, Trad.) São Paulo: Roca.(Obra original publicada em 2005)

Mayer, P. C. M. & Gongora, M. A. N. (2011). Duas formulações comportamentais de punição: definição, explicação e algumas implicações. Acta Comportamentalia, 19(4), 47-63.

Moore, J. (2018). Seleção comportamental por consequências. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 13(2). http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v13i2.5905.

Skinner, B.F. (2003). Ciência e comportamento. (11ª ed.) (J.C. Todorov & R. Azzi, Trad.). São Paulo: Martins Fontes. (Obra original publicada em 1953)

Skinner, B. F. (2007). Seleção por consequências. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 9(1), 129-137.

Skinner, B.F. (2011). Sobre o behaviorismo. (M. P. Villalobos, Trad.). São Paulo: Editora Cultrix. (Obra original publicada em 1974)

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Santos de Araujo Filho, E., de Lima Cerqueira, G., Costa dos Santos Chaves, G., & Barbosa Nascimento, R. (2024). B.F SKINNER VAI AO CINEMA:: uma breve análise fílmica de "O show de Truman" (1998) baseada em uma perspectiva behaviorista. Revista Psicologia & Saberes, 11(1). Recuperado de https://cesmac.emnuvens.com.br/psicologia/article/view/1419