MERCADO DE TRABALHO E ESCOLARIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

Autores

Resumo

O ciclo de vida humano é permeado por mudanças. Na adolescência tais mudanças tendem a ser intensificadas, pois esta fase se apresenta como um período de múltiplas transformações biopsicossociais. Assim, o presente estudo buscou compreender de que forma o adolescente em situação de vulnerabilidade produz sentidos sobre a sua relação de inserção e permanência no mercado de trabalho. A pesquisa utilizou delineamento qualitativo, de caráter exploratório e idiográfico. Os participantes foram quatro adolescentes do sexo masculino, residentes na cidade de Salvador, Bahia. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada, o questionário sociodemográfico e o instrumento de frases para completar. Os resultados mostraram uma relação conflitante entre a escolha dos adolescentes por priorizar as demandas da escola ou do trabalho. Assim, é necessário que intervenções sejam realizadas, possibilitando direito ao conhecimento sobre o mercado de trabalho e a construção de um projeto de vida justo e saudável.

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Biografia do Autor

Grasiela Santana Costa, Centro Universitário Maurício de Nassau

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau. Tem interesse em Psicologia Social e em áreas de Saúde da Criança e do Adolescente, Psicologia Comunitária, Psicologia Educacional e Escolar. Estágios curriculares em Psicologia Comunitária e Saúde Mental. E extra curricular em Psicologia Escolar.   

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Santana Costa, G., & Coni Santana , R. R. . (2022). MERCADO DE TRABALHO E ESCOLARIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE . Revista Psicologia & Saberes, 10(2). Recuperado de https://cesmac.emnuvens.com.br/psicologia/article/view/1331