MERCADO DE TRABALHO E ESCOLARIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE
Resumo
O ciclo de vida humano é permeado por mudanças. Na adolescência tais mudanças tendem a ser intensificadas, pois esta fase se apresenta como um período de múltiplas transformações biopsicossociais. Assim, o presente estudo buscou compreender de que forma o adolescente em situação de vulnerabilidade produz sentidos sobre a sua relação de inserção e permanência no mercado de trabalho. A pesquisa utilizou delineamento qualitativo, de caráter exploratório e idiográfico. Os participantes foram quatro adolescentes do sexo masculino, residentes na cidade de Salvador, Bahia. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada, o questionário sociodemográfico e o instrumento de frases para completar. Os resultados mostraram uma relação conflitante entre a escolha dos adolescentes por priorizar as demandas da escola ou do trabalho. Assim, é necessário que intervenções sejam realizadas, possibilitando direito ao conhecimento sobre o mercado de trabalho e a construção de um projeto de vida justo e saudável.
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