"EU NÃO SOU PRETA, SOU BRASILEIRA”: REPRESENTAÇÕES DE SI DE UMA CRIANÇA HAITIANA IMIGRANTE

Autores

Palavras-chave:

Representação de si, Racismo, Criança haitiana

Resumo

RESUMO: O presente estudo, tem por intencionalidade discutir um estudo de caso pela perspectiva psicossocial, sobre as representações de si de uma criança haitiana migrante dentro da dimensão étnico cultural e da identidade racial, após sua inserção no Brasil. O estudo pautou-se na Teoria das Representações Sociais em articulação com as premissas da Sociologia da infância, como também, compreende os fenômenos raciais a partir dos estudos sobre relações raciais. Por fins metodológicos, se caracteriza por ser estudo de caso único com ênfase na observação participante e na postura de adulto atípico. Os procedimentos de análise foram efetuados por meio da análise compreensiva, com delineamento de episódios a partir do critério semântico, a saber: 1. Negação do pertencimento étnico-cultural e da identidade racial; 2. Ser preta no Brasil: um estranhamento. Os resultados indicam adesão aos conteúdos representacionais ancorados em preconceitos e discriminações raciais, tendo impactos na dimensão identitária da criança haitiana.

PALAVRAS-CHAVE: Representação de si. Racismo. Criança haitiana

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Biografia do Autor

Clécia Lino da Silva, UFMT/Acadêmica de psicologia

Acadêmica de Psicologia, bolsista PIBIC/CNPQ no Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância - GPPIN

Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, Brasil.

Ilgentche Appolon, UFMT/Mestrando

Psicopedagogo, Mestrando em Educação – Programa de Pós Graduação em Educação/UFMT, bolsista OEA - Organização dos Estados Americanos. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância – GPPIN

Pamella de Almeida Fernandes, UFMT/Acadêmica de psicologia

Acadêmica de Psicologia, membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância

Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, Brasil.

Daniela Barros da Silva Freire Andrade, UFMT/Docente

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP. Professora titular do Programa de Pós Graduação em Educação da UFMT, Programa de Pós Graduação em Educação, Cuiabá. Pesquisadora Associada da Fundação Carlos Chagas, participando do CIERS-Ed (Centro Internacional em Representações Sociais e Subjetividade – Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN).

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Clécia Lino da Silva, Ilgentche Appolon, Pamella de Almeida Fernandes, & Daniela Barros da Silva Freire Andrade. (2022). "EU NÃO SOU PRETA, SOU BRASILEIRA”: REPRESENTAÇÕES DE SI DE UMA CRIANÇA HAITIANA IMIGRANTE. Revista Psicologia & Saberes, 10(2). Recuperado de https://cesmac.emnuvens.com.br/psicologia/article/view/1328