A IDEIA DE CORPO E O SENTIDO DO PASSO NA DANÇA

Autores

  • Esperidião Barbosa Neto Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Corpo, dança, pulsão, sentido

Resumo

Corpo é pulsional, superfície de conflitos psíquicos, via régia de acesso ao inconsciente. Esse corpo falante é feito de linguagem e do desejo do Outro, sustentado por resquícios da imagem e da fala, cujas pulsões escópica e invocante se confluem e não cessam de “não se inscrever”. Nessa dinâmica, a expressão corporal encontra, no mínimo, alguma forma de elaboração psíquica, desde que seu movimento se faça texto na relação corpo-espaço-tempo. É arte do corpo, ou o corpo com arte. Pensamos a dança de salão (sem desconsiderar outras), privilégio do corpo, via de sublimação ou efeito dela, desde que o movimento seja elevado à dignidade da arte. O objetivo deste artigo é trabalhar a ideia de corpo em psicanálise, enfatizando as pulsões escópica e invocante para pensar o sentido do movimento na dança, preferencialmente de salão. Serão destacados o Corpo psíquico, Movimento e sonoridade e A cena do corpo. Por fim, sustenta-se que o trabalho psíquico individual, pelas técnicas corporais, é condição imprescindível à dança (a dois), e nela a elevação do movimento à arte, com efeito de sentido sobre o circuito pulsional.

Palavras-chave: corpo; dança; pulsão; sentido.

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Referências

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Barbosa Neto, E. (2022). A IDEIA DE CORPO E O SENTIDO DO PASSO NA DANÇA. Revista Psicologia & Saberes, 10(2). Recuperado de https://cesmac.emnuvens.com.br/psicologia/article/view/1311