Projetos Educacionais Dentro das Aulas de História para Alunos do 6º e 7º ano da Escola Fundamental Francisco Tembé Como Forma de Preservação da Língua Materna Indígena da Aldeia Cajueiro da Tribo Tembé de Paragominas - PA

Autores

  • Heron Franklin Pinheiro Rodrigues Universidad Autónoma de Asunción – UAA

Palavras-chave:

língua materna, identidade cultural, projetos e perda de identidade.

Resumo

Pretende-se mostrar nesta pesquisa, a problemática em torno dos projetos educacionais e sua eficácia na valorização e preservação dos valores culturais. A aplicação deste se deu para os alunos do 6º e 7º ano da Escola de Ensino Fundamental Francisco Tembé da aldeia Cajueiro do Município de Paragominas do Pará. Era perceptível o interesse que as crianças do primeiro ciclo tinham pelas aulas de seu dialeto, pois durante o tempo em que foi realizado trabalho, era fácil observar os discentes interagindo de forma construtiva com a professora de língua indígena, todavia era notória que o aluno índio ao chegar a uma determinada faixa etária, começava a perder o interesse pela sua língua materna, tal situação levou-nos a uma indagação, se os Projetos escolares de valorização cultural são ou não importantes para resgate e valorização da língua materna?  A pesquisa determinou-se de forma qualitativa descritiva, pois envolve métodos qualitativos para a obtenção de uma análise mais profunda do assunto da pesquisa. Esse tipo de tarefa permite um cruzamento de dados maior, e o valor da pesquisa cresce juntamente com a validação das informações com o objetivo de trazer à luz as hipóteses propostas.

 

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Referências

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Publicado

2020-06-12

Como Citar

Rodrigues, H. F. P. . (2020). Projetos Educacionais Dentro das Aulas de História para Alunos do 6º e 7º ano da Escola Fundamental Francisco Tembé Como Forma de Preservação da Língua Materna Indígena da Aldeia Cajueiro da Tribo Tembé de Paragominas - PA. Revista Psicologia & Saberes, 9(19), 74–85. Recuperado de https://cesmac.emnuvens.com.br/psicologia/article/view/1254