DIVERSIDADE SEXUAL, GÊNERO E SEXUALIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR:

UM ESTUDO À LUZ DE PESQUISAS BRASILEIRAS

Autores

  • Gilson Gomes Coelho Faculdade Católica Dom Orione
  • Marcelo Dias da Silva Faculdade Católica Dom Orione

Palavras-chave:

Diversidade sexual. Gênero. Identidade. Sexualidade.

Resumo

O presente artigo apresenta uma discussão em torno do tema diversidade sexual e de gênero no espaço escolar, via estudo de produções brasileiras. Para tanto, foram analisadas dez dissertações de mestrado, produzidas entre os anos de 2008 e 2018. O estudo foi organizado da seguinte forma: Primeiro, apresentamos e descrevemos conceitos centrais: corpo, sexualidade e identidade de gênero. Posteriormente, produzimos questionamentos em cima dos achados. Constatou-se que 1) muitas produções foram norteadas pela análise do discurso 2) um autor de base referenciado foi Michel Foucault 3) Boa parte dos estudos tinham como eixo norteador o conceito de dispositivo. Concluiu-se que o papel do Psicólogo Escolar é fundamental para auxiliar professores, familiares e alunos a lidarem de forma menos exaustiva com aspectos naturais da vida humana, como é o caso das questões relacionadas ao desejo e a sexualidade.

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Biografia do Autor

Gilson Gomes Coelho, Faculdade Católica Dom Orione

Doutorando em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista “ Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/ Assis) em que é membro do grupo de pesquisa PsiCUqueer - Coletivos, Psicologias e Culturas Queer. Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Psicólogo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/ CPAN). Professor da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO). E-mail: gilson@catolicaorione.edu.br

Marcelo Dias da Silva, Faculdade Católica Dom Orione

Acadêmico do curso de Psicologia da Faculdade Católica Dom Orione - FACDO. Vinculado ao Programa Institucional de Iniciação Científica – PROCIENT.

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Publicado

2023-08-25

Como Citar

Gomes Coelho, G., & Dias da Silva, M. (2023). DIVERSIDADE SEXUAL, GÊNERO E SEXUALIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR: : UM ESTUDO À LUZ DE PESQUISAS BRASILEIRAS. Revista Psicologia & Saberes, 10(1). Recuperado de https://cesmac.emnuvens.com.br/psicologia/article/view/1250