Verificação Experimental de um Produto Educacional: um jogo matemático desenvolvido a partir da ideia intuitiva de uma progressão aritmética

Autores

  • Edel Alexandre Silva Pontes Instituto Federal de Alagoas http://orcid.org/0000-0002-9782-8458
  • Adson Júnior Carvalho da Silva Instituto Federal de Alagoas
  • Antonio Ancelmo de Cerqueira Neto Instituto Federal de Alagoas
  • Erika Cristina de Almeida Instituto Federal da Paraíba
  • Maria Aldenise Barbosa dos Santos Instituto Federal de Alagoas
  • Noemy de Carvalho Araújo Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem de Matemática. Progressão Aritmética. Jogos Matemáticos.

Resumo

Jogos matemáticos tem constituído uma prática pedagógica regular no processo de ensino e aprendizagem de matemática da educação básica, estabelecendo uma forma lúdica para a difusão dos conteúdos e essencialmente para o desenvolvimento cognitivo do aluno.  Este trabalho objetivou apresentar um jogo matemático, pertencente a um produto educacional produzido pelo grupo de pesquisa GALC, chamado jogo de ximbras para progressões, cujo pré-requisito para seu entendimento é a ideia intuitiva de uma progressão aritmética. Metodologicamente, a pesquisa experimental foi realizada com seis alunos voluntários do curso técnico em informática do Instituto Federal de Alagoas – Campus Rio Largo, da qual sua finalidade era dispor a utilização do jogo para os envolvidos com o entendimento de estratégias ótimas, para em seguida propor a construção de jogos isomorfos similares. O emprego de novas metodologias para o ensino e aprendizagem de matemática tem despertado a criatividade e o raciocínio de muitos alunos da educação básica. Espera-se que este trabalho seja estimulante para professores e pesquisadores no escopo de despertar novos estudos para propostas pedagógicas  motivadoras e eficientes no ato de ensinar e aprender matemática.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas

Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Doutor em Ciências da Educação com ênfase no Ensino de Matemática pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) revalidação MEC/UFAL; Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Diretor-Geral do Instituto Federal de Alagoas - IFAL Campus Rio Largo e membro titular do Conselho Superior do Intituto Federal de Alagoas (CONSUP) . É professor (visitante) do curso de Mestrado em Matemática da Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) e do cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Matemática da Universidad San Carlos (USC). Editor-Chefe da Revista Científica Psicologia & Saberes (ISSN 2316-1124) e da RACE - Revista de Administração (ISSN 1806-0714). Membro do Conselho Editorial da Entre Aberta Revista de Extensão (ISSN 2446-9769). Membro do Conselho Científico da revista eletrônica Diversitas Journal (ISSN 2525-5215) e da revista Ciência, Consciência e Humanismo da Fundação Jayme de Altavilla (FEJAL). É consultor ad hoc de diversas revistas cientificas nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa do CNPQ denominado GALC na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins e do grupo de pesquisa Núcleo de Extensão e Pesquisa Estatística. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática e Estatística, com ênfase no Ensino e Aprendizagem de Matemática e Psicometria.

Adson Júnior Carvalho da Silva, Instituto Federal de Alagoas

Estudante do curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Alagoas – Campus Rio Largo. Membro do grupo de pesquisa do CNPQ denominado GALC na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins.

Antonio Ancelmo de Cerqueira Neto, Instituto Federal de Alagoas

Estudante do curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Alagoas – Campus Rio Largo.  Membro do grupo de pesquisa do CNPQ denominado GALC na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins.

Erika Cristina de Almeida, Instituto Federal da Paraíba

Estudante do curso de  Licenciatura em Matemática do Instituto Federal da Paraíba – Campus Cajazeiras. Membro do grupo de pesquisa do CNPQ denominado GALC na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins.

Maria Aldenise Barbosa dos Santos, Instituto Federal de Alagoas

Estudante do curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Alagoas – Campus Rio Largo. Membro do grupo de pesquisa do CNPQ denominado GALC na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins.

Noemy de Carvalho Araújo, Universidade Federal de Alagoas

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Alagoas. Membro do grupo de pesquisa do CNPQ denominado GALC na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins.

Referências

BIANCHINI, Gisele; GERHARDT, Tatiane; DULLIUS, Maria Madalena. Jogos no ensino de matemática “quais as possíveis contribuições do uso de jogos no processo de ensino e de aprendizagem da matemática?”. Revista Destaques Acadêmicos, v. 2, n. 4, 2011.

CABRAL, Marcos Aurélio et al. A utilização de jogos no ensino de matemática. 2006.

DA SILVA, Aparecida Francisco; KODAMA, Helia Matiko Yano. Jogos no ensino da Matemática. II Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática, p. 1-19, 2004.

GRANDO, Regina Célia et al. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000.

MOURA, Paula Cristina; VIAMONTE, Ana Júlia. Jogos matemáticos como recurso didáctico. Revista da Associação de Professores de Matemática, Lisboa, 2006.

PONTES, Edel Alexandre Silva. HIPERMAT–Hipertexto Matemático: Uma ferramenta no ensino-aprendizagem da matemática na educação básica. Revista Psicologia & Saberes, v. 2, n. 2, 2013.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico. Diversitas Journal, v. 2, n. 1, p. 160-170, 2017.

PONTES, Edel Alexandre Silva. INDAGAÇÕES DE UM PROFESSOR-PESQUISADOR SOBRE O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. RACE-Revista da Administração, v. 2, p. 11-20, 2018.

PONTES, Edel Alexandre Silva. MÉTODO DE POLYA PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. HOLOS, v. 3, p. 1-9, 2019.

PONTES, Edel Alexandre Silva; PONTES, Edel Guilherme Silva. Isomorfismo Básico Estrutural na Resolução de Problemas: A Similaridade entre a equação x+ y+ z= 15, o Jogo da Velha e o Quadrado Mágico no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 17, p. 31-38, 2020.

SOUSA, Maria do Carmo. Produtos educacionais de Matemática elaborados por professores da Educação Básica no âmbito do NIPEM. Anais do Encontro da rede de professores, pesquisadores e licenciandos de Física e de Matemática, São Carlos, SP, 2011.

Downloads

Publicado

2020-05-17

Como Citar

Pontes, E. A. S., Silva, A. J. C. da ., Cerqueira Neto, A. A. de ., Almeida, E. C. de ., Santos, M. A. B. dos ., & Araújo, N. de C. . (2020). Verificação Experimental de um Produto Educacional: um jogo matemático desenvolvido a partir da ideia intuitiva de uma progressão aritmética . Revista Psicologia & Saberes, 9(18), 114–122. Recuperado de https://cesmac.emnuvens.com.br/psicologia/article/view/1214