As Contribuições da Educação Popular, no Livro de Pedagogia do Oprimido, Segundo Paulo Freire

Autores

  • Fátima Stela Bezerra Viana Barbosa Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Keyte Rocha da Cruz Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Laércio Américo de Morais Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Elieuza Andrade Meneses e Silva Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Simone Lira Pereira Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Luciano Fausto Barbosa do Carmo Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Palavras-chave:

Sociedade. Oprimido. Homem, popular.

Resumo

A educação popular é compreender e ocultar conflitos que promovem uma nova era na ação pedagógica e se lembrar em uma ideia acalentada como a ideal. Na pedagogia do oprimido o autor Paulo Freire de certa forma fala diretamente aos excluídos socialmente, e que ainda hoje sofrem com uma sociedade dominadora e opressiva, onde quem dita as regras são principalmente os letrados, ou os que de certa forma conseguiram o seu lugar ao sol. Na condição de oprimido, o homem aceita uma vida de humilhação por parte do opressor, e não há espaço para que este homem venha se desamarrar destas correntes, pois nem se quer há um questionamento, ou forças para lutar por seu direito de ser humano, de pessoa, de um cidadão onde o saber popular é possível se encontrar melhorias do jeito de viver do cidadão desmerecido pela sua sociedade.

 

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Biografia do Autor

Fátima Stela Bezerra Viana Barbosa, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Pedagoga , Licenciatura em Filosofia, Pós - Graduação em Docência do Ensino Superior e Cursos Técnicos e Gestão do Trabalho Pedagógico, Mestra em Ciências da Educação. Doutoranda em Ciências da Educação. 

Keyte Rocha da Cruz, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Licenciado em matemática, Especialista em PROEJA e Mestre em Educação Matemática .

Laércio Américo de Morais, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Pedagogo, Pós graduação em Docência do Ensino Superior, Mestrando em Ciências da Educação - 

Elieuza Andrade Meneses e Silva, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Pedagoga com especialização em Psicopedagogia, Mestre em Ciências da Educação e Doutoranda em Educação.

Simone Lira Pereira, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Licenciatura plena em Educação Física, especialização em coordenação pedagógica, docência em biblioteconomia e gestão, mestrado em Ciências da educação e doutoranda em Ciências da educação.

Luciano Fausto Barbosa do Carmo, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Licenciado em educaçao fisica, Especializacao em futsal, Mestrado em ciencias da educacao, Doutorando em ciencias da educacao.

Referências

BRANDÃO, C. R. Educação Popular. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1984.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996. Ano da digitalização: 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo (36.ª ed. 2003; 1.ª ed. 1970) Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Edições Paz e Terra, 184 p.
SAUL, Ana Maria. A construção do currículo na teoria e prática de Paulo Freire. In: APPLE, Michael; NÓVOA, Antônio (Org). Paulo Freire: política e pedagogia. Porto Portugal: Porto Editora, 1998, 192p.

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Publicado

2020-04-15

Como Citar

Barbosa, F. S. B. V. ., Cruz, K. R. da ., Morais, L. A. de, Meneses e Silva, E. A. . ., Pereira, S. L. ., & Carmo, L. F. B. do . (2020). As Contribuições da Educação Popular, no Livro de Pedagogia do Oprimido, Segundo Paulo Freire. Revista Psicologia & Saberes, 9(17), 166–174. Recuperado de https://cesmac.emnuvens.com.br/psicologia/article/view/1199