Sistemática das Comissões de Heteroidentificação pelo Critério Fenotípico Etnicorracial

Autores

  • Jacyguara Costa Pinto Sistema Organizacional Modular de Ensino - SOME

Palavras-chave:

Heteroidentificação. Autodeclaração. Etnicorracial. Ensino superior.

Resumo

A questão simbólica no processo de heteroidentificação mostra-se ponto fundamental para que o indivíduo negro no ensino superior. O objetivo foi analisar a sistemática das comissões de heteroidentificação e verificadoras dos critérios fenotípicos étnicorraciais através de pesquisa bibliográfica qualitativa. Os resultados analisaram abordagens teóricas que identificaram e descreveram a mitigação da desigualdade racial no ensino superior brasileiro, analisaram processos de identificação étnicorracial no ensino superior, e descreveram os procedimentos das comissões de heteroidentificação em relação à verificação de critérios fenotípicos. Concluiu-se que o crescimento da presença negra no ensino superior só teve êxito a partir da organização de políticas afirmativas que garantiram, através das cotas, que os negros pudessem se matricular e participar das aulas em universidades públicas federais, e também, se beneficiar em concursos públicos, por meio dos procedimentos que cada instituição normatiza para a realização das comissões de heteroidentificação e de autodeclaração.

 

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Publicado

2020-04-14

Como Citar

Pinto, J. C. . (2020). Sistemática das Comissões de Heteroidentificação pelo Critério Fenotípico Etnicorracial . Revista Psicologia & Saberes, 9(17), 77–88. Recuperado de https://cesmac.emnuvens.com.br/psicologia/article/view/1192