A Importância do Ensino de Libras para Crianças Surdas na Educação Infantil

Autores

  • Katia Gomes De Oliveira Silva Secretaria Municipal de Barra do Bugres – MT
  • Adélia Pereira Dos Santos Modesto Secretaria Municipal de Barra do Bugres – MT
  • Regina Kikue Fukui Secretaria Municipal de Barra do Bugres – MT

Palavras-chave:

Educação Infantil. Libras. Aprendizagem.

Resumo

Este trabalho tem como grande importância compreender e refletir sobre o ensino da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) na educação infantil, é a finalidade do presente trabalho, cujos objetivos são ressaltar a importância da educação inclusiva nos primeiros anos iniciais. Discorre e acompanha o progresso de sistematização das leis que protegem a pessoa surda, suas conquistas sociais ao longo da história em alguns países e as várias controvérsias no que se refere a sua aplicação. Aponta também para as dificuldades neurolinguísticas da pessoa surda no processo de tentativa de integrá-la ao ensino público infantil, assim como para os consequentes problemas psíquicos gerados pelas dificuldades e frustrações do surdo em sua tentativa de engajamento social. Desenvolve análises e teorias de autores da área com relação aos vários tipos de linguagens desenvolvidos na comunidade dos surdos: bilinguismo, linguagem de sinais e gestos, reflete sobre suas possibilidades metodológicas. Aborda imperfeições no que concerne aos múltiplos obstáculos políticos (descaso), sociais e familiares e destaca principalmente a ferramenta LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), como suporte para uso funcional e dinâmico da língua assim como sugere possibilidades de soluções psicopedagógicas personalizadas para cada caso de surdez.

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Referências

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Publicado

2020-04-09

Como Citar

Silva, K. G. D. O. ., Modesto, A. P. D. S. ., & Fukui, R. K. . (2020). A Importância do Ensino de Libras para Crianças Surdas na Educação Infantil. Revista Psicologia & Saberes, 9(17), 51–61. Recuperado de https://cesmac.emnuvens.com.br/psicologia/article/view/1189