A Importância do Ensino de Libras para Crianças Surdas na Educação Infantil
Palavras-chave:
Educação Infantil. Libras. Aprendizagem.Resumo
Este trabalho tem como grande importância compreender e refletir sobre o ensino da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) na educação infantil, é a finalidade do presente trabalho, cujos objetivos são ressaltar a importância da educação inclusiva nos primeiros anos iniciais. Discorre e acompanha o progresso de sistematização das leis que protegem a pessoa surda, suas conquistas sociais ao longo da história em alguns países e as várias controvérsias no que se refere a sua aplicação. Aponta também para as dificuldades neurolinguísticas da pessoa surda no processo de tentativa de integrá-la ao ensino público infantil, assim como para os consequentes problemas psíquicos gerados pelas dificuldades e frustrações do surdo em sua tentativa de engajamento social. Desenvolve análises e teorias de autores da área com relação aos vários tipos de linguagens desenvolvidos na comunidade dos surdos: bilinguismo, linguagem de sinais e gestos, reflete sobre suas possibilidades metodológicas. Aborda imperfeições no que concerne aos múltiplos obstáculos políticos (descaso), sociais e familiares e destaca principalmente a ferramenta LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), como suporte para uso funcional e dinâmico da língua assim como sugere possibilidades de soluções psicopedagógicas personalizadas para cada caso de surdez.
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