A AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

  • Ivonete Ramalho Piccoli Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso
  • Ivanete Pedrosa da Silva Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso
  • Liamara Da Silva Teixeira Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso

Palavras-chave:

Afetividade, Processo de Aprendizagem e Conhecimento, Educação

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender a importância do afeto nos processos de ensino aprendizagem, compreendendo o dia a dia do professor e aluno, no contexto escolar e as possíveis relações afetivas na sala de aula. Afetividade relacionada ao ensino, principalmente na Educação Infantil, influencia em toda e qualquer dificuldade de aprendizagem e favorece uma maior receptividade do ensino por parte do alunado, que aprenderá com mais facilidade. Sabendo-se da influência da escola e do professor na formação psicossocial do indivíduo, é de substancial importância a presença de um ambiente escolar acolhedor e de educadores capacitados a exercer adequadamente suas tarefas, porém sensíveis ao transmitir afeto na mais ampla concepção da palavra. Deve-se a isso o fato de que desde o início de sua vida o individuo tenta socializar-se, descobrindo o mundo inclusive pela aprendizagem escolar. Essa tentativa acompanhada de sentimentos de afeto fará com que o mesmo sobressaia-se aos obstáculos com sucesso e realização. Do contrário, o indivíduo poderá não conseguir conquistar autonomia, socialização e conhecimento. A escola deve proporcionar ao aprendiz um ambiente de reflexão sobre a vida em sua totalidade, contribuindo, desta forma, para uma consciência crítica e transformadora, oferecendo além dos materiais didáticos e pedagógicos, outros recursos relacionados ao bem estar afetivo de cada aluno, para que o mesmo possa refletir sobre a vida e seus aspectos. Através de algumas estratégias pedagógicas o professor poderá se aproximar do aluno, e trabalhar a parte afetiva, questionando sobre sua historia de vida, sua família e tudo o que se relaciona com ele. Através desta pesquisa observou-se que a afetividade é uma componente fundamental para a atividade educacional, e que a criança precisa de afeto, amor, atenção, carinho e diálogo para poder desenvolver sua identidade e conhecimento, e que todos estes fatores contribuem e influenciam com bastante importância no ensino aprendizagem.

 

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Publicado

2019-10-13

Como Citar

Piccoli, I. R. ., Silva, I. P. da, & Teixeira, L. D. S. . (2019). A AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Revista Psicologia & Saberes, 8(12), 202–212. Recuperado de https://cesmac.emnuvens.com.br/psicologia/article/view/1087