TRATAMENTO DE ANQUILOSE DA ATM ATRAVÉS DA REMOÇÃO DO CÔNDILO ANQUILOSADO, REMODELAÇÃO E READAPTAÇÃO OBJETIVANDO A DEVOLUÇÃO DA FUNÇÃO NORMAL. RELATO DE CASO.
Resumo
A anquilose da articulação temporomandibular (ATM) é uma doença que causa um grande prejuízo para seus portadores, pois atinge a articulação que está ligada diretamente às funções do sistema estomatognático. Suas implicações na vida do enfermo vão desde estéticas até restrições quanto a alimentação. As causas dessa anormalidade podem ser: traumas, doenças congênitas, infecções orais, otites, etc. Seu tratamento é cirúrgico com um grande número de técnicas descritas em literatura. O objetivo deste trabalho foi relatar o caso clínico de uma paciente portadora de anquilose unilateral da articulação temporomandibular direita, tipo I de Sawhney, de origem infecciosa. A proposta de tratamento foi a remoção do côndilo anquilosado, sua remodelação, readaptação e sua estabilização através de placas e parafusos de titânio, em seguida utilização de retalho da fáscia e do músculo temporal como material de interposição. Um ano após a cirurgia, a paciente apresentava abertura interincisal máxima de 40 mm, oclusão mantida e estável, ausência de danos aos ramos do nervo facial e sem sinais de reanquilose. A mesma encontra-se em controle ambulatorial a cada dois meses, e a cirurgia trouxe uma melhora significativa na qualidade de vida da mesma.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na revista Incelências, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor é responsável pelas opiniões e interpretações explicitadas em seu texto e continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Incelências.